sexta-feira, outubro 22, 2021
InícioItaguaíOficina de grafite promete animar sábado em Itaguaí

Oficina de grafite promete animar sábado em Itaguaí

Projeto “Ativação Cultural” volta com novas atividades culturais que incluem diversas oficinas gratuitas até dezembro O projeto Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos, com o patrocínio da Vale e apoio do Ministério da Cidadania, está de volta com novas atividades culturais depois de uma extensa programação ao longo do ano passado, percorrendo várias comunidades de Itaguaí. O primeiro evento será realizado neste sábado (25), no calçadão do Centro, das 10h às 16h, e conta com oficinas gratuitas como de grafite, que promete animar a garotada e ainda vai trazer um ressignificado para o mobiliário urbano da cidade. Ministrada pelo artista plástico Rodrigo Mica, de Itaguaí, a oficina de grafite vai deixar um legado para a cidade e um novo ar para o mobiliário urbano. “A ideia é trabalhar um painel, transformando estruturas cinzas em

Projeto “Ativação Cultural” volta com novas atividades culturais que incluem diversas oficinas gratuitas até dezembro

O projeto Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos, com o patrocínio da Vale e apoio do Ministério da Cidadania, está de volta com novas atividades culturais depois de uma extensa programação ao longo do ano passado, percorrendo várias comunidades de Itaguaí. O primeiro evento será realizado neste sábado (25), no calçadão do Centro, das 10h às 16h, e conta com oficinas gratuitas como de grafite, que promete animar a garotada e ainda vai trazer um ressignificado para o mobiliário urbano da cidade.

Ministrada pelo artista plástico Rodrigo Mica, de Itaguaí, a oficina de grafite vai deixar um legado para a cidade e um novo ar para o mobiliário urbano. “A ideia é trabalhar um painel, transformando estruturas cinzas em telas. E este painel terá como temática a riqueza natural de Itaguaí e da Costa Verde, trazendo um olhar artístico sobre nossas riquezas. O nosso objetivo é contribuir cada vez mais com arte e cultura, deixando um legado para cidade e, acima de tudo, para os munícipes”, diz o artista.

A primeira edição do projeto em 2019 também vai oferecer outras oficinas gratuitas, como artesanato, maquiagem artística e instrumentos musicais, além de diversas atrações envolvendo teatro, música, brincadeiras para as crianças, arte circense, gastronomia e feira de artesanato. O evento também conta com a parceria da ação “Lixo Zero”, da Secretaria Municipal de Ordem Pública, que terá pontos de coleta no calçadão.

Evento inicial celebrou bicentenário de Itaguaí

Em 2018, durante 10 meses, o Projeto Ativação Cultural Itaguaí 200 Anos, com o patrocínio da Vale e em parceria com o então Ministério da Cultura, levou diversas atividades culturais gratuitas para diferentes pontos da cidade homenageando e contando a história do bicentenário de Itaguaí.  E a partir de maio deste ano, o projeto recebe o nome “Itaguaí 201 Anos” dando continuidade nas ações culturais realizadas nas praças e escolas do município, até dezembro.

A novidade deste ano é a divisão de três eixos de ações dentro do projeto “Itaguaí 201 Anos”. O primeiro, chamado “Ativa Escola”, vai trabalhar em seis unidades escolares, no contra turno durante dois meses na mesma escola com alunos do 5º ao 9º ano, toda quarta-feira nos dois períodos (manhã e tarde) com Marcus Galiña e a equipe da Recicloteka. O objetivo do “Eixo 1” é envolver alunos e professores com a equipe do projeto, promovendo a articulação e um planejamento colaborativo para atividades como artes cênicas, música e produção de conteúdo para mídias digitais, como vídeos, fotografias, animações etc.

Já o “Eixo 2”, nomeado como “Fomento Local: artistas locais no protagonismo dos processos criativos”, visa deixar um legado para a classe artística local, levando oficinas de arte circense com a Turma em Cena e música e instrumentos musicais com a Corporação Musical Maestro Ilson de Lima (Commil), para quatro escolas do município em dois semestres. Além disso, a equipe do Coletivo Despertando vai ocupar a Praça Vicente Cicarino, no Centro de Itaguaí, todas as quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, com o teatro inspirado no conto “O Alienista”, de Machado de Assis. Além disso, neste eixo do projeto será trabalhado o fortalecimento, a capacitação e a qualificação do artesão itaguaiense, buscando a criação de uma identidade própria do artesanato da cidade em parceria com o Projeto Italog.

O “Eixo 3”, que tem como nome “A praça pública como palco das construções artísticas”, é a culminância das atividades dos demais eixos, com a apresentação dos resultados parciais das oficinas nas escolas e dos trabalhos desenvolvidos pelos artistas locais, espaço para a gastronomia local, pintura de rosto, Caixote Literário e brinquedoteca nas praças de Itaguaí, a cada terceiro sábado do mês até dezembro.

Programação do dia 25 de maio:

– Oficinas: Grafite; Maquiagem artística; Instrumentos musicais; Artesanato.

– Atrações: Turma em Cena, Commil e Teatro Despertando.

– Brinquedos e Brincadeiras: Recicloteka

– Feira de Artesanato

– Gastronomia

Local: Calçadão de Itaguaí

Horário: das 10h às 16h

Entrada gratuita.

FOTO RENATO REIS
PROJETO Ativação Cultural tem programação de oficinas até dezembro
Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!