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Eleição na OAB-Itaguaí deve confirmar Joseph Piñeiro na presidência

Será o segundo mandato do advogado na entidade; confira entrevista

A OAB-Itaguaí, assim como outras subseções no estado do Rio de Janeiro, escolhe seu presidente na próxima segunda-feira (25). A Ordem dos Advogados do Brasil tem como prerrogativas principais garantir o pleno exercício da advocacia no Brasil e proteger os direitos desses profissionais. Em Itaguaí, claro, não é diferente. Apesar de algumas conquistas, muitos desafios ainda estão pela frente, conforme explica o atual presidente, Joseph Piñeiro, que é advogado há 11 anos.

Ele assumiu o mandato da subseção em 2022, e como a sua chapa com candidatura à continuidade da sua gestão é única e depende de pelo menos um voto, sua reeleição é dada como certa. Ainda assim, os advogados filiados à entidade (que estejam adimplentes) podem votar na sede da OAB-Itaguaí, na Rua General Bocaiúva, 423. O mandato é de três anos.

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A OAB-Itaguaí conta hoje com 450 filiados. A vice-presidente é a doutora Luciana Dutra, que atualmente ocupa o cargo de secretária-geral.

Joseph concedeu essa entrevista ao Atual por escrito. Ele faz um balanço da sua gestão e enumera as prioridades e metas a alcançar.

Qual é o balanço da sua gestão como presidente da OAB-Itaguaí?

JOSEPH PIÑEIRO – Iniciamos o nosso mandato ainda estávamos naquele momento de pandemia de Covid-19 e tivemos o desafio de gerir a OAB-Itaguaí após esse final terrível do período da pandemia, o que trouxe dificuldades únicas, que era trazer a advocacia de volta aos eventos presenciais e reestruturar o espaço físico da OAB, principalmente porque a demanda de advogados (as) necessitando do uso dos equipamentos de computadores fornecidos pela OAB aumentou.

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Diante desse cenário, já nos primeiros meses, realizamos uma obra de reforma do interior da OAB e a sala que era destinada ao gabinete da presidência tornamos em um amplo escritório compartilhado, para que a advocacia tenha um local adequado para realizar atendimentos, audiências virtuais e reuniões.

Além disso, criamos um novo escritório compartilhado na sala da OAB localizada no fórum, aumentando o número de espaços para a advocacia realizar audiências virtuais.

Recentemente, cumprimos nossa promessa de campanha e um desejo nosso de criar um espaço de amamentação e fraldário, buscando atender as necessidades e de maneira mais quem tem criança e está amamentando, tendo um espaço mais preservado e confortável.

Acreditamos que um grande marco da nossa gestão também foi a quantidade e qualidade de eventos, realizamos diversas palestras, cursos e eventos jurídicos, a fim de garantir a profissionalização e atualização da advocacia, hoje a advocacia de Itaguaí não precisa mais sair da cidade para receber conhecimento jurídico de qualidade.

Outro feito que nos emociona foi a realização da cerimônia de entrega de carteiras, que antes não era realizada, e hoje temos zelo de realizar para que seja um momento marcante para quem está recebendo a carteira profissional de advogado (a) e o retorno do baile de gala da advocacia, que é o grande momento de celebração da advocacia e se tornou um evento marcante na cidade.

Diante desses feitos e outros o nosso ponto de vista que foi uma gestão muito positiva para advocacia da cidade.

Quais são os principais desafios da classe dos advogados em Itaguaí atualmente?

JP – O principal desafio dos advogados acredito ser a morosidade do Judiciário e que atinge e aflige todo o Estado, diante da carência de servidores e traz consequências não só para os advogados, mas para toda a sociedade.

Em razão dessas dificuldades, buscamos manter diálogo constante com o judiciário de itaguaí, para que tenham conhecimento das nossas dificuldades e para que em conjunto a gente possa diminuir essa morosidade, sempre fomos muito bem recebidos por todos os Juízes e estamos sempre levando as reclamações da advocacia.

Demonstração desse diálogo é que, em conjunto com a direção do Fórum de Itaguaí, realizamos uma apresentação do CEJUSC à advocacia, participamos de todas as correições realizadas na Justiça do Trabalho, sendo resolvida a problemática das audiências que estavam sendo marcadas muito distante e recentemente realizamos reuniões com a Juíza do Juizado que teve a compreensão de entender nossas reclamações em relação às exigências dos comprovantes de residência e dos atrasos das audiências.

Também realizamos o giro da celeridade processual, trazendo em Itaguaí a Comissão Estadual de Celeridade Processual, presidida pela Dra Ana Tereza Basílio, levando para a corregedoria do Tribunal as nossas necessidades.

Como a eleição em Itaguaí é chapa única, quais são os seus planos para o seu próximo mandato como presidente?

JP – Nossos planos são de continuar buscando soluções para diminuir a morosidade processual e cada vez mais ampliar o contato com a sociedade Itaguaí. Vamos continuar implementando esse projeto de ensino constante da advocacia com palestras, cursos e seminários, afinal o aprimoramento ratifica a competência do(a) advogado(a).

Vamos buscar ampliar a participação dos(as) advogados(as) nas comissões temáticas da OAB-Itaguaí e criar novas comissões para que a gente amplie os debates e temas jurídicos.

Desejamos também criar um site oficial da OAB para melhorar nossos meios de comunicação e divulgação.

Outro objetivo é ampliar as parcerias com o comércio local, visando obter descontos exclusivos para a advocacia.

Jupy Junior

Jupy Junior é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) com Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas jornalísticas e como assessor de imprensa. Recebeu o título de cidadão itaguaiense, concedido pela Câmara Municipal de Itaguaí, em 2012. Lecionou em cursos de graduação em Comunicação Social nas Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi subsecretário de Comunicação Social e Eventos na Prefeitura Municipal de Mangaratiba em 2016. Atuou como Editor Executivo do Jornal Atual entre 2012 e 2015 e é Diretor de Jornalismo do Jornal Atual desde 2021.

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