Eleição na OAB-Itaguaí deve confirmar Joseph Piñeiro na presidência
Será o segundo mandato do advogado na entidade; confira entrevista
A OAB-Itaguaí, assim como outras subseções no estado do Rio de Janeiro, escolhe seu presidente na próxima segunda-feira (25). A Ordem dos Advogados do Brasil tem como prerrogativas principais garantir o pleno exercício da advocacia no Brasil e proteger os direitos desses profissionais. Em Itaguaí, claro, não é diferente. Apesar de algumas conquistas, muitos desafios ainda estão pela frente, conforme explica o atual presidente, Joseph Piñeiro, que é advogado há 11 anos.
Ele assumiu o mandato da subseção em 2022, e como a sua chapa com candidatura à continuidade da sua gestão é única e depende de pelo menos um voto, sua reeleição é dada como certa. Ainda assim, os advogados filiados à entidade (que estejam adimplentes) podem votar na sede da OAB-Itaguaí, na Rua General Bocaiúva, 423. O mandato é de três anos.
A OAB-Itaguaí conta hoje com 450 filiados. A vice-presidente é a doutora Luciana Dutra, que atualmente ocupa o cargo de secretária-geral.
Joseph concedeu essa entrevista ao Atual por escrito. Ele faz um balanço da sua gestão e enumera as prioridades e metas a alcançar.
Qual é o balanço da sua gestão como presidente da OAB-Itaguaí?
JOSEPH PIÑEIRO – Iniciamos o nosso mandato ainda estávamos naquele momento de pandemia de Covid-19 e tivemos o desafio de gerir a OAB-Itaguaí após esse final terrível do período da pandemia, o que trouxe dificuldades únicas, que era trazer a advocacia de volta aos eventos presenciais e reestruturar o espaço físico da OAB, principalmente porque a demanda de advogados (as) necessitando do uso dos equipamentos de computadores fornecidos pela OAB aumentou.
Diante desse cenário, já nos primeiros meses, realizamos uma obra de reforma do interior da OAB e a sala que era destinada ao gabinete da presidência tornamos em um amplo escritório compartilhado, para que a advocacia tenha um local adequado para realizar atendimentos, audiências virtuais e reuniões.
Além disso, criamos um novo escritório compartilhado na sala da OAB localizada no fórum, aumentando o número de espaços para a advocacia realizar audiências virtuais.
Recentemente, cumprimos nossa promessa de campanha e um desejo nosso de criar um espaço de amamentação e fraldário, buscando atender as necessidades e de maneira mais quem tem criança e está amamentando, tendo um espaço mais preservado e confortável.
Acreditamos que um grande marco da nossa gestão também foi a quantidade e qualidade de eventos, realizamos diversas palestras, cursos e eventos jurídicos, a fim de garantir a profissionalização e atualização da advocacia, hoje a advocacia de Itaguaí não precisa mais sair da cidade para receber conhecimento jurídico de qualidade.
Outro feito que nos emociona foi a realização da cerimônia de entrega de carteiras, que antes não era realizada, e hoje temos zelo de realizar para que seja um momento marcante para quem está recebendo a carteira profissional de advogado (a) e o retorno do baile de gala da advocacia, que é o grande momento de celebração da advocacia e se tornou um evento marcante na cidade.
Diante desses feitos e outros o nosso ponto de vista que foi uma gestão muito positiva para advocacia da cidade.
Quais são os principais desafios da classe dos advogados em Itaguaí atualmente?
JP – O principal desafio dos advogados acredito ser a morosidade do Judiciário e que atinge e aflige todo o Estado, diante da carência de servidores e traz consequências não só para os advogados, mas para toda a sociedade.
Em razão dessas dificuldades, buscamos manter diálogo constante com o judiciário de itaguaí, para que tenham conhecimento das nossas dificuldades e para que em conjunto a gente possa diminuir essa morosidade, sempre fomos muito bem recebidos por todos os Juízes e estamos sempre levando as reclamações da advocacia.
Demonstração desse diálogo é que, em conjunto com a direção do Fórum de Itaguaí, realizamos uma apresentação do CEJUSC à advocacia, participamos de todas as correições realizadas na Justiça do Trabalho, sendo resolvida a problemática das audiências que estavam sendo marcadas muito distante e recentemente realizamos reuniões com a Juíza do Juizado que teve a compreensão de entender nossas reclamações em relação às exigências dos comprovantes de residência e dos atrasos das audiências.
Também realizamos o giro da celeridade processual, trazendo em Itaguaí a Comissão Estadual de Celeridade Processual, presidida pela Dra Ana Tereza Basílio, levando para a corregedoria do Tribunal as nossas necessidades.
Como a eleição em Itaguaí é chapa única, quais são os seus planos para o seu próximo mandato como presidente?
JP – Nossos planos são de continuar buscando soluções para diminuir a morosidade processual e cada vez mais ampliar o contato com a sociedade Itaguaí. Vamos continuar implementando esse projeto de ensino constante da advocacia com palestras, cursos e seminários, afinal o aprimoramento ratifica a competência do(a) advogado(a).
Vamos buscar ampliar a participação dos(as) advogados(as) nas comissões temáticas da OAB-Itaguaí e criar novas comissões para que a gente amplie os debates e temas jurídicos.
Desejamos também criar um site oficial da OAB para melhorar nossos meios de comunicação e divulgação.
Outro objetivo é ampliar as parcerias com o comércio local, visando obter descontos exclusivos para a advocacia.