Nuclep sedia II Workshop Polo Tecnológico do Mar – Baía de Sepetiba
Encontro discutiu assuntos relacionados à tecnologia e inovação, responsabilidade social e desenvolvimento socioeconômico
A Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep) sediou, na quinta-feira (25), o II Workshop Polo Tecnológico do Mar – Baía de Sepetiba, destinado a promover a capitação de empresas para o desenvolvimento sustentável no entorno da Baía de Sepetiba. Participaram do encontro representantes de diversas empresas e entidades que atuam na região.
Na ocasião, foram formados grupos para discussões de governança para tecnologia e inovação, responsabilidade social e desenvolvimento socioeconômico. O diretor presidente da Nuclep, contra-almirante Carlos Seixas, iniciou os trabalhos dando boas vindas ao público. Em seguida, o diretor presidente da Itaguaí Construções Navais (ICN), André Portalis; e o secretário de Ciência e Tecnologia do estado, Felippo Scelza, falaram sobre o projeto.
Durante o encontro, o diretor-presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais da Marinha do Brasil, Edesio Teixeira Lima Júnior, também discursou, reforçando a ideia de que a região será incluída no âmbito de uma série de ações de cunho tecnológico para dinamizar o desenvolvimento comercial da Baía de Sepetiba através de diferentes atividades marítimas, como, por exemplo, piscicultura e aquicultura; agricultura; logística, defesa e indústria naval; indústria, comércio e serviços geral; e turismo
Numa das etapas do evento foi prestada uma homenagem ao general de divisão Décio dos Santos Brasil, que assume o cargo de secretario nacional de Esportes. Em seguida, a diretora do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, Eliane Gonzáles Rodrigues apresentou um estudo sobre o monitoramento ambiental da Baía de Sepetiba.
O Programa Polo do Mar visa estimular e promover do desenvolvimento sustentável da região do entorno da Baía de Sepetiba por meio de projetos com foco na inovação e competitividade ancorados em três pontos principais: desenvolvimento da cadeia produtiva local, responsabilidade social e negócios sociais, e tecnologia.
O primeiro workshop foi realizado no dia 21 de março, na sede da ICN e contou com a participação de representantes das empresas Vale, Nuclep, Porto Sudeste, CSN, Sepetiba Tecon, Ternium, Odebrecht, além das prefeituras de Itaguaí e Mangaratiba, da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Itaguaí e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaguaí, dentre outras. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi representada pelo reitor Ricardo Luiz Louro Berbara.