Nuclep sedia fórum nacional sobre ética em estatais
A Nuclep (Nuclebrás Equipamentos Pesados) sediou em sua fábrica, no município de Itaguaí, o 165º Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais. O encontro aconteceu na quinta-feira (23).
Na reunião, conflito de interesses e assédio moral foram alguns dos temas abordados. O presidente Carlos Henrique Silva Seixas destacou a importância do debate acerca de tais pautas para o bom convívio dentro da empresa: “A Comissão de Ética da Nuclep é muito importante no desenvolvimento da nossa empresa, porque colabora para um ambiente de trabalho saudável e, assim, conseguimos executar nossas funções da melhor forma e com mais produtividade”.
Dentre as atividades do fórum, os participantes acompanharam uma palestra em alusão ao mês da Consciência Negra, com a temática do racismo estrutural; outra sobre a importância da definição das responsabilidades e interligação entre Comissão de Ética, Corregedoria, Ouvidoria, Governança; Risco e Integridade; e uma visita guiada pelo piso fabril, onde puderam conhecer de perto a capacidade de abrangência da Nuclep.
Estiveram presentes ao fórum representantes da Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais) e de 14 estatais: BNDES, DATAPREV, Banco do Brasil, Petrobrás, Hemobrás, SERPRO, EMGEA, INB, Eletronuclear, FINEP, Infra. S.A , CAIXA, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia.
LEIA MAIS
Nuclep entrega peça importante para refinaria da Petrobras
Inclusive, Luciana de Almeida Toldo, coordenadora-geral de Planejamento Institucional da Sest, ressaltou a relevância da reunião: “Temos um potencial enorme de transformação de ambiente, por isso é importante que experiências sejam compartilhadas. E esse fórum favorece essa troca de experiências”.
Ao fim do encontro, Rosângela Paes, presidente da Comissão de Ética da Nuclep, concluiu: “ O fórum é um momento de troca de experiências, aprendizado e uma forma de melhorar a atuação das comissões. A nossa Comissão de Ética está alinhada com os valores da companhia, porém o mais importante é entender que a ética faz parte de todos nós”.