Nuclep divulga parcial de descarregamento de bobinas para conglomerado
A Nuclep (Nuclebrás Equipamentos Pesados) divulgou uma parcial de uma demanda de entrega de bobinas à Superpesa, grupo de empresas nacionais do segmento de multimodalidade de transportes. Em comunicado, a estatal especializada em produção de caldeiraria pesada, com operação em Itaguaí, informa ter entregado 11 de um total de 30 estruturas.
As bobinas têm a função de armazenar tubos flexíveis e cabos umbilicais utilizados na indústria petrolífera offshore (no mar, em tradução livre). De acordo com a Nuclep, cada uma possui 9,2 m (diâmetro do carretel) e 4,4 m (diâmetro do cilindro) e pesa 38 toneladas.
A estatal descarrega as bobinas em seu Terminal Marítimo-Portuario, na Baía de Sepetiba, e as destina ao Píer Caximbau – Baker Hughes, em Niterói. Antes disso, no trajeto entre a fábrica e o terminal, a Nuclep utiliza seu guindaste e a linha férrea, com auxílio da MRS, para transportar as estruturas.
Nicola Mirto Neto, diretor comercial da NUCLEP, destaca a importância da operação da estatal para o crescimento da região. “Toda a infraestrutura e logística para fabricar e escoar esse tipo de equipamento geram emprego e movimentam a economia local”.
TUBOS E CABOS
Na indústria petrolífera offshore, os tubos flexíveis são usados para o transporte de fluidos (óleo, gases, produtos químicos, água de injeção).
Já os cabos umbilicais servem para a comunicação e controle entre a superfície e equipamentos submersos de plataformas e FPSO (Floating, Production, Storage e Offloading).