Novo presidente da Arqimar é empossado em cerimônia na Ilha da Marambaia
Fábio Marçal assume mandato com foco em melhorias e políticas públicas para a comunidade quilombola
Na manhã deste domingo (1º), Fábio Marçal foi empossado como presidente da Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo da Ilha da Marambaia (Arqimar) em uma cerimônia marcada por grande festividade. Realizada na sede da Arqimar, na localidade conhecida como Praia Suja, o evento contou com a presença de moradores, representantes da Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio Janeiro (Acquilerj), do Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (Cadim), da empresa Vale, do Instituto Boto Cinza, do Parque Estadual Cunhambebe, além de comunidades vizinhas.
A solenidade teve início com uma apresentação de jongo, tradicional dança afro-brasileira, seguida pelos discursos das autoridades presentes. Após a abertura, Fábio Marçal foi oficialmente empossado como presidente da Arqimar e apresentou a nova diretoria para o biênio 2024-2026. Marçal foi eleito no pleito realizado em 18 de agosto, no qual obteve 74 votos a favor e 42 contrários.
CONTINUIDADE E INOVAÇÃO
Em seu discurso de posse, Fábio Marçal destacou a importância de honrar as tradições e a história da comunidade, ao mesmo tempo em que enfatizou a necessidade de progresso e acesso ao conhecimento. “Nós, em hipótese alguma, devemos esquecer nossa origem, nossa descendência. Não podemos, jamais, esquecer quem somos. Devemos avançar e crescer. Devemos buscar conhecimento. Podemos entrar no mundo tecnológico. Mas não podemos jamais tirar os pés do chão. É importante ter a consciência de quem somos, para saber para onde devemos ir”, declarou.
POLÍTICAS PÚBLICAS E GERAÇÃO DE RENDA
Marçal também ressaltou a continuidade da luta por melhorias e geração de renda para a comunidade quilombola. “Precisamos lutar ainda por melhorias no suporte aos pescadores. Geração de renda, pois nosso povo não pode ficar preso a escolher entre ‘pescar ou trabalhar na prefeitura’. O quilombola precisa ter o direito de estudar, se formar doutor e sustentar sua família sem precisar abandonar a comunidade”, afirmou.
O novo presidente da Arqimar reforçou seu compromisso em buscar políticas públicas que ainda não chegaram à comunidade da Ilha da Marambaia, citando problemas como a constante falta de energia elétrica e a necessidade de manutenção de equipamentos essenciais. “Nós existimos. Precisamos buscar todas as políticas públicas que ainda não chegaram aqui. Precisamos cobrar da Enel solução para a constante falta de energia, quando se tem inclusive um gerador de emergência aqui na ilha, parado por falta de manutenção. Dentre várias outras questões já conhecidas pela comunidade, e que todos nós, juntos, continuaremos lutando, certos de que só assim iremos alcançar novas conquistas”, concluiu.
COMPONENTES DA DIRETORIA
Além do prsidente Fábio Marçal, a diretoria é composta pelo vice-presidente, Denilson Eugênio; a primeira-secretária, Rita Marçal; a segunda-secretária, Raiane de Lima; a primeira-tesoureira, Joeci Gomes; a segunda-tesoureira, Lucilene da Cruz; o primeiro-diretor social, Renato de Lima; o segundo-diretor social, Ivo Lino; o primeiro-diretor de pesca, Robson Mattos; a segunda-diretora de pesca, Maria da Conceição; a primeira-diretora cultural, Vânia Guerra; a segunda-diretora cultural, Barbara Guerra; primeiro-diretor de projetos, Natan Barbosa; o segundo-diretor de projetos, Maria Julia Guerra; a presidente do conselho fiscal, Angélica de Lima; a vice-presidente do conselho fiscal, Glória da Luz Machado; a secretária do conselho fiscal, Salete França; os membros do conselho fiscal, Sônia França, Maria da Conceição Oliveira, Ricardo Santana e Ana Carla Silva.