Novembro Azul: apenas mais uma campanha de Markenting ou não?
Há no mês de novembro um movimento internacional chamado novembro azul. É comum ver laços azuis ou afigura de um “bigode masculino” espelhados pelas redes sociais e propagandas comerciais. Mas afinal de contas, você sabe o que é o novembro azul? Será só mais uma campanha de marketing? Ou de fato é uma campanha necessária? Nesse artigo vamos esclarecer essas e mais dúvidas sobre esse tema.
Bom, para início de conversa já podemos deixar bem claro que: sim! O novembro azul é uma campanha extremamente séria e muito importante para a saúde dos homens. Faz parte de um movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata.
Dados do instituto nacional de câncer (Inca) mostram que, no brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens (perde apenas para o câncer de pele não melanoma). Esta iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata. Entre as ações promovidas durante esse mês, há a oferta de exames de próstata gratuitos ou com desconto, além da promoção de ações que levam informação às pessoas e profissionais.
Você sabe o que é o câncer de próstata?
O câncer de próstata como o nome já diz é o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer se instala numa área qualquer da glândula; à medida que cresce, vai ocupando gradativamente os lobos direito e esquerdo da próstata. Nas fases mais avançadas, invade por continuidade a cápsula que reveste o órgão, para depois chegar aos tecidos ao seu redor, incluindo as vesículas seminais.
Sintomas do câncer de próstata
na fase inicial, a maioria dos pacientes não apresenta sintomas relevantes, mas podem apresentar sintomas relacionados a outra doença comum que acompanha o envelhecimento do homem, a hiperplasia prostática benigna, com sintomas miccionais leves a moderados de dificuldade miccional. Nenhuma anormalidade pode ser observada ao toque ou pode-se sentir um nódulo endurecido na próstata.
Já em casos de tumores mais volumosos, o paciente sente dificuldade para urinar, ardor e jato urinário fraco, acorda à noite várias vezes para urinar, apresenta gotejamento de urina após completar a micção e, mais raramente, queixa-se de dor e da presença de sangue na urina e no esperma.
Prevenção e tratamento
Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do psa a todos os homens acima de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, os especialistas recomendam realizar esses exames a partir dos 40 anos. Além disso, manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer.
Dependendo do estágio da doença e outros fatores, as principais opções de tratamento para pessoas com câncer de próstata podem incluir:
· conduta expectante.
· cirurgia.
· radioterapia.
· criocirurgia.
· hormonioterapia.
· quimioterapia.
· vacinas.
· terapia alvo.
Portanto, nesse mês de novembro nós também nos juntamos a esse movimento e apelamos a todos os homens que se unam nessa causa, levantem essa bandeira e levem a sério o cuidado com a saúde. O câncer de próstata é uma realidade entre o sexo masculino. Por isso, procure hoje o seu médico, marque uma consulta e previna-se.