Noel Pedrosa, ex-vereador, comemora reeleição da irmã em MG
Engana-se quem pensa que o ex-vereador de Itaguaí, Noel Pedrosa, largou a política. Por meio de uma postagem em que comemora a diplomação e a reeleição da irmã em Minas Gerais, o ATUAL ficou sabendo que ele vai tentar mais uma vez eleger-se vereador; e sua mulher, Ana Sagário, vai tentar pela segunda vez eleger-se prefeita.
Noel felicitou a irmã mais velha (ela tem 44 anos e ele 38) Sheila Aparecida Pedrosa de Mello pela diplomação como deputada estadual.
Certamente ela entrou na política influenciada pelo irmão, que se tornou vereador em 2013, reelegeu-se em 2017 e foi presidente da Câmara de Itaguaí em 2020.
Sheila, que é delegada de polícia, já havia sido vereadora em Juiz de Fora. Ela obteve a expressiva contagem de 10 mil votos em 2017. Na primeira vez que se tornou deputada estadual somou 80 mil votos, e, na última eleição, 59 mil. Delegada Sheila (assim é seu nome político) é do PL, e, segundo Noel, teve como bandeira política do seu mandato o combate à criminalidade.
Em entrevista ao jornalista Ricardo Ribeiro (site Acessa.com) em outubro deste ano, Sheila disse que vai batalhar pela empregabilidade dos mineiros e pelo desenvolvimento econômico do estado de MG.
Na sua página na rede social Facebook, Noel Pedrosa publicou uma foto da irmã na diplomação e escreveu: “Parabéns, minha irmã, por mais essa Vitória!! Que Deus esteja sempre com vc te orientando a cada passo !!!”.
FAMÍLIA POLITIZADA
O ex-vereador Noel Pedrosa é apenas um integrante de uma família que vive a política intensamente.
O marido da irmã Sheila, e, portanto, seu cunhado, também é deputado, só que federal: Charles Evangelista (PP). Charles também foi vereador em Juiz de Fora, elegeu-se em 2016.
Curiosamente, Charles e Sheila disputaram as últimas eleições em partidos diferentes. Um veículo de imprensa local explicou que a decisão sobre as filiações se deu a partir de configurações específicas de Minas Gerais para que um maior número de partidos formasse base consistente para garantir apoio ao presidente Jair Bolsonaro.
Ana Sagário disputou a prefeitura de Itaguaí em 2020. O pai dela, José Sagário Filho, foi prefeito em dois mandatos (1997-2000 e 2001-2004). Ana formou uma chapa exclusivamente feminina: a candidata a vice foi a professora Zélia Oliveira.
Houve alguma expectativa em torno da sua campanha, mas Ana Sagário ficou em quinto lugar com pouco mais de 6.658 votos (o vencedor, Rubem Vieira, teve 11.341).
O número grande de candidatos (foram 13 ao final da disputa) pulverizou votos e deixou a eleição instável em Itaguaí, o que não favoreceu a candidata.
Outro ponto que também pode ter prejudicado foi o fato de Ana não ter conseguido emplacar uma personalidade política própria na campanha ao exaltar continuamente os feitos do pai, que participou de lives com ela e algumas vezes monopolizou o discurso.
Esses são pontos que certamente receberão análise para novos objetivos de Noel e Ana na política municipal.
NOVOS PLANOS
Noel hoje é diretor do polo de Itaguaí da Uniasselvi, uma instituição de ensino superior que oferece cursos a distância. Mas os planos vão além: ele anuncia a abertura de uma faculdade presencial na cidade. É a Faculdade Educabrasil Noel de Mello (homenagem ao pai), que vai abrir com três cursos na área da saúde: enfermagem, psicologia e fisioterapia.
Noel anunciou com exclusividade que as aulas começam em janeiro, na Estrada Ari Parreiras. O ATUAL vai dar todas as informações em outra reportagem. Além do ramo da educação, a política, claro, está no horizonte. Ele anunciou, também com exclusividade ao ATUAL, que vai tentar voltar à Câmara e que a esposa vai tentar mais uma vez ser prefeita. A campanha para 2024, caros leitores/eleitores, praticamente já começou.