CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

No amor e no trabalho: no Dia dos Namorados, casais comentam jornada dupla

Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza… Em casa e no trabalho! Muitos casais, por circunstâncias diversas, optam por dividir o mesmo teto não só como família, mas também como sócios. Os assuntos pessoais e profissionais, inevitavelmente, acabam por se misturar, e, em Mangaratiba, há quem garanta que neste Dia dos Namorados não será diferente.

O ATUAL conversou com André e Luciana, de Itacuruçá, e Vagner e Rayanne, de Muriqui, que se preparam para celebrar a data nesta segunda-feira (12) já cientes de que, em algum momento, vão tratar dos seus respectivos empreendimentos. E caso você, que também divide o ganha-pão com o cônjuge ou pensa na possibilidade, está curioso para saber se essa jornada dupla rende desentendimentos, saiba que a resposta é “sim”. Mas calma, porque há como contornar a situação, garantem os envolvidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ROTINA COMPARTILHADA

André, de 37 anos, e Luciana, de 36, tocam juntos o L&A Carvalho, grupo que Administra a Infosmart (provedor de internet), a Infofit (academia) e duas unidades da Smart Cafeteria. Devido à grande demanda, eles, que são casados há 17 anos, chegam a ficar lado a lado até 12 horas por dia.

Assim, o casal admite, fica difícil deixar do lado de fora da casa assuntos ligados ao batente, uma rotina que compartilham desde 2006, quando decidiram atuar juntos: “No começo, eu tentava não conversar sobre as empresas em casa. Mas vi que era impossível. Então entendi que por trabalharmos juntos, não tinha como ser diferente”, constata Luciana.

Entretanto, assim como levam serviço para casa, André e Luciana – pais da pequena Pietra, de 10 anos – também fazem o oposto:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nos permitimos, às vezes, tirar horas dentro do trabalho para lazer”

André Carvalho, empreendedor

Já Vagner (35) e Rayanne (31) trabalham juntos, porém, com uma situação um pouco diferente. Ela é analista de sistemas, mas como opera em esquema home office, colabora com o marido no centro de treinamentos dele, o Studio Vagner Madeira, nas questões administrativas.

Rayanne é analista de sistemas e colabora com o marido Vagner na academia dele (Arquivo pessoal)

Juntos há 15 anos (sendo quatro de casados), eles dividem o dia a dia profissionalmente desde 2021. E que dia a dia! Segundo Rayanne, como o ofício e o lar ficam no mesmo imóvel, não é incomum o casal ficar junto até 24h: “Dormimos e acordamos pensando sempre em melhorias e tudo que precisamos resolver”, revela Rayanne, complementando:

“O fato de morar no trabalho faz com que os problemas relacionados a ele tenham sempre uma certa urgência”

Rayanne Madeira, analista de sistemas

Vagner, entretanto, destaca que, ainda que nem sempre com sucesso, o casal – “pais” da Maria Madeira, uma chihuahua de 10 meses – tenta se desligar do serviço: “Em casa, tentamos aproveitar sempre as oportunidades de lazer para ficarmos juntos”.

AS RUSGAS

Mas essa conversa sobre aproveitar oportunidades de lazer nem sempre reflete o foco de Vagner. Quem garante é a própria Rayanne: “Por ele, funcionaríamos 24h, literalmente. Ele gosta de trabalhar, atender o público. E eu sou a cabeça que precisa deixar o pé dele colado no chão”, entrega ela, admitindo que tal situação desencadeia discussões, mas nada que perdure muito: “Logo resolvemos, afinal, precisamos de uma solução”.

André e Luciana são pais da pequena Pietra, de 10 anos (Arquivo pessoal)

Com André e Luciana não é diferente. Os desentendimentos, pertinentes a qualquer casal, acabam por ser mais frequentes pelo fato de batalharem juntos: “Diariamente temos discussões, pois, na maioria das vezes, temos pontos de vista diferentes. Mas no final, sempre entramos em acordo sobre o que é melhor para a empresa e não para o ego de um ou do outro”, ressalta o empreendedor.

Luciana segue a mesma linha: “O trabalho sempre rende discussões. Mas somos bem democráticos e procuramos entender e dialogar muito antes de tomar decisões”.

DICAS

A propósito, diálogo é um conselho em comum que Luciana e Rayanne têm para ofertar aos casais que convivem e labutam juntos. Para elas, conversar é fundamental para que o estresse no serviço não impacte a relação.

Luciana afirma: “O casal tem que entender que são sócios e devem dialogar muito. Se isso não for levado a sério, a sociedade não dará certo, e o relacionamento será afetado”.

Rayanne também é direta sobre a importância de se manter uma comunicação: “Conversa é o principal. Quando se trabalha fora, é possível dividir e viver uma vida pessoal e uma profissional. Mas quando fazemos essa junção, precisamos entender que vamos dormir com o nosso ‘sócio’ (risos)”.

Vagner e Rayanne admitem que conversam bastante sobre trabalho, mas garantem que também reservam momentos para o lazer (Arquivo pessoal)

Vagner, por sua vez, menciona respeito: “É importante um apoiar o outro e fortalecer sempre a união. Tanto na vida a dois, quanto nos negócios”.

Já a dica de André é paciência: “O casal tem que entender que está no mesmo barco, e que a busca é sempre pelo que é melhor para a empresa e para a vida”.

CELEBRAÇÃO

Diante da intensa rotina que mistura vida pessoal e empreendedora, eis a pergunta inevitável: temas sobre trabalho vão fazer parte da comemoração pelo Dia dos Namorados logo mais?

Como não poderia deixar de ser, os dois casais reconhecem que há tal possibilidade.

André e Luciana planejam um programa a dois nesta segunda-feira (12), mas já conscientes: “Isso faz parte da nossa vida a dois. Conversamos sobre tudo, e, depois de algum tempo, é natural que todos os assuntos se misturem”, explica Luciana, ponderando: “Mas conseguimos aproveitar bem o tempo que temos juntos e, ultimamente, temos dado muito valor a esses momentos”.

André e Luciana planejam um programa a dois para este Dia dos Namorados, mas já sabem que assuntos sobre serviço virão à tona (Arquivo pessoal)

Rayanne confessa que o casal ainda não tem planos para a noite romântica, mas já adianta que o serviço será uma das pautas: “Vamos passar o dia provavelmente trabalhando. Talvez role um jantar. Mas com certeza terá assunto sobre trabalho. Vagner tem muitas ideias. Está sempre pensando o que pode fazer para melhorar. E é nessas conversas informais que consigo segurar a animação dele (risos)”.

Vagner concorda que a empresa tende a ser tema neste Dia dos Namorados, mas promete que, para celebrar a data, tem feito outros planos além de conversar sobre o serviço: “Pode acontecer de, em algum momento, surgir assunto sobre trabalho”, admite ele, completando: “Passaremos a noite juntos, mas não posso contar para não estragar a surpresa (risos)”.

Luiz Maurício Monteiro

Repórter com mais de 15 anos de trajetória e passagens por diferentes editorias, como Cidade, Cultura e Esportes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com