MRS dá dicas de segurança para atravessar a linha férrea

Por causa do Carnaval, a MRS – operadora logística que opera as linhas férreas que cortam Itaguaí e Mangaratiba – decidiu divulgar mais uma vez dicas para que não haja acidentes que envolvam pessoas e trens.

Infelizmente não é incomum acidentes que têm vítimas fatais. Nos primeiros dias de janeiro deste ano, um deles virou notícia no Atual:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://jornalatual.com.br/itaguai/itaguai-jovem-de-22-anos-morre-apos-colisao-com-trem/

Adotar um comportamento seguro ao atravessar a linha férrea e as passagens em nível (PN) – que são cruzamentos entre ferrovias, rodovias e vias urbanas – é fundamental para garantir a segurança dos pedestres e condutores, especialmente em períodos de alta movimentação como o Carnaval.

Em Itaguaí e Mangaratiba são muitas passagens de nível, o que sugere que as pessoas precisam ter muita atenção.

Para se ter uma ideia, 100% dos atropelamentos e abalroamentos na linha férrea foram causados por um componente comportamental envolvido, casos como distração, imprudência, uso de álcool e drogas, dentre outros.

A MRS selecionou algumas dicas que podem auxiliar membros das comunidades vizinhas à ferrovia, transeuntes, motoristas e turistas – que não conhecem muitas vezes a dinâmica da cidade onde estão – a transitar com mais segurança, especialmente nas passagens em nível, onde a atenção constante é essencial para evitar acidentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O importante é lembrar que a pressa precisa ficar de lado: em média, leva-se apenas três minutos para a passagem completa da composição ferroviária pela passagem em nível. Então, vale a pena esperar e seguir com segurança.

Veja as dicas:

Fique de olho na sinalização da passagem em nível e do trem

A MRS conta com um amplo sistema de sinalização e segurança ativa nas passagens em nível (PN) que fazem parte da sua malha ferroviária. Por isso, antes de atravessar a PN seja de carro, seja de moto, bicicleta e até mesmo andando, pare e verifique se há algum trem se aproximando (buzina) ou se a passagem em nível não está emitindo algum sinal sonoro, luminoso e, claro, se a cancela está levantada.

Ao caminhar, deixe o celular guardado

Ao se aproximar da passagem em nível, evite distrações. Não atravesse os trilhos digitando ou falando ao celular. Esse comportamento tira sua atenção e pode ocasionar acidentes. Além disso, se estiver de fone de ouvido, retire quando estiver próximo à PN. Essa ação vai te ajudar a perceber a aproximação do trem.

Respeite as placas e as leis de trânsito

Obedeça às placas de trânsito. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não parar o veículo antes de transpor a linha férrea é infração gravíssima e o infrator está sujeito à multa.

Pedestre, o seu comportamento te salva

Mantenha uma distância segura da malha ferroviária, principalmente, quando o trem de carga estiver de passagem pela PN. Não caminhe sobre os trilhos. Essa é uma prática imprudente e que gera sérios riscos de atropelamento.

Redação

O Jornal Atual atua desde 2001 nas cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, bem como em parte da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, abordando o cotidiano da região e prestando serviço à comunidade da qual está inserida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
/* */