Morre Viviane Dutra, protetora de animais em Itaguaí
Viúvo pede contribuições para continuar a cuidar de 21 animais
Uma guerreira incansável da causa animal e referência em Itaguaí, a protetora Viviane Dutra faleceu, em setembro último, aos 40 anos. Ela sofria de uma doença crônica do coração e teve complicações por causa de um AVC. Apesar do falecimento ter sido há cerca de um mês, somente agora o Atual soube. Ela deixou o marido, Paulo, e dois filhos.
Paulo continua com o trabalho da esposa e cuida de 21 animais. Ele pede contribuições, que podem ser dadas pelo PIX 21995426589.
Viviane foi entrevistada por Marcelo Godinho no Podcast Atual. Quem quiser rever, basta clicar aqui e acessar o conteúdo.
Viviane foi incansável na sua luta pela proteção dos animais em Itaguaí. Combativa, ela era bastante crítica dos governos municipais que, na visão dela, nunca se interessaram de verdade pela causa animal na cidade. Por essa razão, ela nunca se engajou politicamente em campanhas políticas e procurava manter um distanciamento que não comprometesse sua independência quanto ao tema.
Ela também ajudou muitas outras protetoras com ração e ao providenciar castrações gratuitas. Apesar disso, enfrentou severas oposições ao denunciar que pessoas envolvidas com a causa animal na verdade estavam fazendo auto-promoção para obter vantagens que nada a tinham a ver com os animais.
Há cerca de cinco anos, depois do atropelamento de um cachorro seu, Viviane se interessou em ajudar animais com problemas de locomoção e também realizou diversos socorros de cães de rua. Ela chegou a ter mais de 30 cães em casa, e alguns teve que abrigar na casa da mãe por falta de espaço na sua própria residência. Para mantê-los com alimentação e demais cuidados, passou dificuldades e chegou a promover rifas para arrecadar recursos.
A família toda acabou envolvida com a determinação de Viviane em socorrer, abrigar, cuidar e providenciar adoções responsáveis.
A história de Viviane é inspiradora e serve como exemplo. Seu legado é de amor incondicional, nobreza de princípios, persistência, empatia e afeto imensos. Até mesmo os anjos que são os animais têm anjos para protegê-los, e Viviane Dutra certamente foi um deles.