Morre Sagário, ex-prefeito de Itaguaí
O empresário José Sagário Filho, importante figura política de Itaguaí, morreu na noite de sexta-feira (31), aos 87 anos. A causa não foi revelada. Ele era chamado carinhosamente pelo apelido de “Nego Véio”. Nasceu em Cruzeta (RN) e chegou a Itaguaí em 1971, aos 35 anos, para trabalhar na construção de um trecho da Rio-Santos.
Aos poucos, foi ingressando na política. Elegeu-se prefeito em 1996. Foi o início de um importante período na cidade, que se prolongou até 2004, com Sagário na chefia do Poder Executivo de Itaguaí. Ele cumpriu dois mandatos: 1997-2000 e 2001-2004.
Foi durante a sua gestão que hospital São Francisco Xavier passou a ser uma referência, assim como o Teatro Municipal (o agora chamado Teatro Marilu Moreira). Além dessas, muitas realizações, conforme contou o seu genro – Noel Pedrosa, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal – com exclusividade ao ATUAL.
Pedrosa, em áudio, disse à reportagem que, nos mandatos de Sagário, Itaguaí experimentou grandes avanços na educação (inúmeras unidades escolares e creches construídas), na saúde (postos de saúde), na cultura (escolas de música), ampliação do Porto de Itaguaí junto ao governo federal, pavimentação asfáltica em vários pontos da cidade etc.
Também durante o governo dele houve importantes avanços no saneamento, com muitas obras de instalação de manilhas, principalmente nos bairros Engenho e Jardim América, e com a construção de uma estação de tratamento de esgoto.
Durante o governo Sagário, Itaguaí recebeu prêmios nacionais e internacionais por realizações na educação.
Houve comoção das redes sociais. Vários políticos e populares manifestaram pesar pelo falecimento do ex-prefeito e exaltaram suas realizações e personalidade carismática.
O velório será a partir das 11h deste sábado (1) na Câmara Municipal de Itaguaí, e o sepultamento no domingo (2), às 10h, no cemitério São Francisco Xavier.