Morre Genildo Gandra, político veterano de Itaguaí
Ex-vereador e ex-vice-prefeito foi vítima de um AVC; classe política lamenta perda
Genildo Gandra morreu na noite desse sábado (28). O político veterano tinha 66 anos e estava internado no hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias.
Ele havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico na quinta-feira (19). Atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaguaí no mesmo dia, logo em seguida foi transferido para o hospital de Saracuruna, pois o seu quadro mostrava que ele havia evoluído para um AVC hemorrágico.
Transferido de novo, desta vez para o hospital Adão Pereira Nunes, ele se submeteu a uma cirurgia. Depois de uma leve melhora clínica, veio a óbito.
Genildo Gandra deixa esposa, três filhos e seis netos.
Seu nome está marcado na história política de Itaguaí para sempre.
Craque das urnas
Gandra foi bom em eleições, o que demonstra o apreço dos eleitores por ele. Depois de garantir uma cadeira de vereador em 1997, elegeu-se em 2000 e 2004.
A partir daí, passou a integrar a classe política de Itaguaí com muita elegância, discrição e firmeza, ao mesmo tempo que usava seus mandatos para garantir direitos à população.
Em 2008, passou a atuar como vice-prefeito no governo do prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho.
Nos anos de 2012, 2016 e 2020 elegeu-se novamente para o Legislativo municipal.
Os colegas parlamentares lembram da sua personalidade marcante e do seu interesse pelas causas populares.
Genildo Gandra também teve passagens pelo Executivo não só como vice-prefeito, mas como secretário municipal.
Em fevereiro de 2024, assumiu seu sexto mandato ao ocupar a cadeira legislativa em substituição a Rachel Secundo, que passou a comandar a Secretaria Municipal da Mulher (ele era o primeiro suplente dela). Ela, por sua vez, havia substituído Fabinho da Prime, que passou a ser secretário de Eventos no governo Rubão.
Leia mais: Genildo Gandra volta à Câmara de Itaguaí
Com a volta de Fabinho, Genildo deixou a Câmara. Ele tentou se eleger no último pleito, mas não teve sucesso.
Velório na Câmara
O velório de Genildo Gandra acontecerá na Câmara Municipal de Itaguaí (Rua Amélia Louzada, s/n), a partir das 9h deste domingo (29), embora a Câmara não tenha confirmado a data com a reportagem.
O Atual pediu à prefeitura, já na madrugada deste domingo (29), uma nota que informe se haverá ou não luto oficial na cidade, mas ainda não obteve resposta. Assim que obtiver, atualizará esta matéria.
Da mesma forma, a Câmara ainda não divulgou nota oficial de luto, apesar da solicitação do Atual.
Políticos lamentam perda
Políticos e personalidades se manifestaram, a pedido do Atual, sobre o falecimento de Genildo. Eis os depoimentos colhidos ainda no final da noite deste sábado (28):
“É com grande pesar, que nós, da Associação Agropastoril de Itaguaí, a Aciapi, recebe a notícia do falecimento do ex-vereador Genildo Gandra, um homem que sempre trabalhou durante suas gestões, não só no Legislativo, mas também fora, para o bem-estar coletivo. Genildo foi uma das pessoas que trabalhou fortemente para o fim da renovação do alvará em Itaguaí, um grande gargalo que vem prejudicando os empresários da cidade. Genildo sempre se preocupou com o coletivo, independente de apoiar ou não determinado governo. Nós da Aciapi lamentamos. Que Deus conforte o coração dos seus familiares e dos seus amigos. Ele sempre esteve disposto a escutar a Aciapi e os seus membros. Manifestamos o nosso pesar”
– Tadashi Tani (Presidente da ACIAPI – Associação Comercial empresarial de Itaguaí)
“Como definir um gigante da política de Itaguaí? Quatro décadas de convivência com o melhor entre os melhores: íntegro, comprometido com transformações sociais, companheiro de primeira grandeza. Deixará um vazio na pobre política de Itaguaí. Vai com Deus, Genildo!”
– Almir Fernando Martinazzo (Ex-prefeito de Seropédica e ex-vice-prefeito de Itaguaí)
“Se existiu na política de Itaguaí uma pessoa íntegra, honesta, honrada e amiga, essa pessoa se chama Genildo Gandra. Triste saber do seu passamento. Que Nosso Senhor Jesus Cristo conforte o coração de todos familiares e amigos. Porque, com certeza, ele está nos braços de Deus”.
– Beto da Reta (Ex-vereador e atual superintendente do Porto de Itaguaí)
“Genildo era um amigo daqueles que a política une. Conheci no PDT em 1992. Foi secretário comigo na gestão de Benedito Amorim. Depois fomos colegas de Câmara Municipal por 20 anos. Tranquilo, mas com muita personalidade, sempre pautou seu mandato pelas causas populares. É de um tipo de político que hoje já não se encontra, firme, de palavra. Vai deixar saudade nos seus amigos e eleitores e nos anais da política Itaguaiense”.
– Nisan César (Ex-vereador de Itaguaí)
“Notícia triste. Genildo era uma pessoa talhada para a política, muito educado, voltado para as coisas públicas. É uma perda para a política de Itaguaí. Deixa saudades, porque a política é um instrumento necessário e estamos carentes de pessoas como Genildo, que têm uma visão pública, republicana. Meus sentimentos à família. Que Deus possa confortar o coração de todos os familiares”.
– Carlos Alberto Machado de Freitas (Ex-secretário de Suprimentos, de Ind. e Comércio de Itaguaí)
“Meus sentimentos a toda a família. Nós tivemos anos juntos desenvolvendo Itaguaí e melhorando a vida de todos. Desejo que descanse em paz, pois um dia nos reencontraremos”.
– Carlo Busatto Junior (Charlinho, ex-prefeito de Itaguaí)
“Envio um abraço amigo para toda a família do amigo Genildo, acompanhado dos meus pêsames. Espero que o tempo possa trazer alguma paz para os seus corações. Minhas condolências e votos de muita força para todos nós nesta hora”.
– Donizete Jesus (Empresário e ex-candidato a prefeito de Itaguaí)
“Perdemos um ser humano e político de caráter ilibado e digno como poucos. Seus feitos serão lembrados para sempre. Nunca vi e nem ouvi falarem mal do Genildo. Descanse em paz meu amigo!”
– Alexandre Valle (Ex-secretário municipal em Itaguaí e ex-candidato a prefeito)
“Perdi um amigo que tomou café comigo e com os colaboradores da Câmara de Itaguaí quase todas as manhãs. ‘Homem de palavra’, assim ele era definido entre os edis. Contribuiu muito para o desenvolvimento de Itaguaí. Legislador nato! Construiu uma linda família. Sua atuação no Legislativo ficará eternamente em minha memória, sua partida nos traz muita tristeza”.
– Noel Pedrosa (Ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Itaguaí)
“Nesse momento de dor expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e todos que tiveram o privilégio de conhecer e conviver com ele. Genildo foi um homem dedicado ao serviço público e à sua comunidade, deixando um legado de trabalho, ética e compromisso com o desenvolvimento de Itaguaí. Sua partida deixa uma lacuna difícil de preencher, mas sua história e suas ações continuarão a inspirar todos que foram trocados pelo seu exemplo”.
– Rubem Vieira, o Rubão (Prefeito de Itaguaí)
“Amigo, íntegro, correto e filho da terra que amava e lutava por ela”.
– Jailson Barboza (Ex-vereador)
“É com pesar que recebo a triste notícia do falecimento do meu amigo Genildo Gandra. Um homem honrado, que muito fez por nossa cidade. Nesse momento de dor, solidarizo-me com a família e os amigos”.
– Haroldo Jesus (Presidente da Câmara de Itaguaí)
“Com muita tristeza que recebo a notícia e logo me solidarizo a família do querido amigo Genildo Gandra. Tive a honra de estar vereador por duas legislaturas junto ao Genildo, e acompanhar de perto toda sua luta pelo bem comum. Meus sentimentos, que Deus conforte o coração de todos familiares e amigos. Descanse em paz!”
– Willian Cézar (Ex-vereador)
* Colaborou Renato Reis, da equipe de jornalismo do Jornal Atual