Moradores de Mangaratiba ganham direito à isenção do pedágio na Rio-Santos
Concessionária CCR Rio-SP vai recorrer da decisão liminar, mas até lá cidadãos estão isentos ao circular nos limites do município
Um novo capítulo na longa e sofrida novela sobre a isenção do pedágio na Rio-Santos em Mangaratiba acaba de ser acrescentado. O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) decidiu de forma liminar, por dois votos a um, conceder isenção para os moradores. O trecho que é concessão da CCR Rio-SP hoje tem três pórticos de cobrança: Coroa Grande (Itaguaí – km 414), Conceição de Jacareí (Mangaratiba – km 447) e Paraty (km 538).
Como é liminar, a decisão tem caráter provisório, mas já serve de algum alento a quem precisa, todos os dias, cruzar o pórtico de Mangaratiba para executar ações dentro do próprio município, o que pesa no bolso do cidadão.
A batalha para tentar isenção para moradores se estende a Itaguaí e tem sido inclusive pauta de candidatos a prefeito. Tanto Luiz Cláudio quanto Aarão, os dois candidatos de Mangaratiba que disputam a chefia do Executivo municipal, se disseram engajados na causa.
Com a liminar, o processo agora volta à primeira instância e segue os trâmites que devem chegar à instância máxima do país, que é o Supremo Tribunal Federal (STF).
Raphael Cendon, líder do movimento pela isenção em Itaguaí, comemorou a vitória dos moradores do município vizinho e se animou com a possibilidade de obter o mesmo para os itaguaienses.