Meio Ambiente de Mangaratiba realiza ação voluntária na Ilha dos Gatos
A Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba (SMMA) realizou, na manhã da segunda-feira (18), uma operação na Ilha Furtado, mais conhecida como Ilha dos Gatos. A missão voluntária contou também com o apoio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA). Durante a ação, a equipe da SMMA doou e instalou bebedouros e comedouros para os gatos que vivem isolados na ilha. De acordo com a SMMA, os animais são monitorados por voluntários e médicos veterinários que fazem acompanhamento no local.
“A ação voluntária é em parceria com os protetores que cuidam dos animais. Eles pediram nossa ajuda e estamos aqui. Doamos os bebedouros, instalamos os recipientes, ajudamos no transporte da ração e no planejamento técnico das ações”
Fernanda Porto,
Secretária interina
A SMMA informou que os recipientes de água e comida serão abastecidos semanalmente seguindo o cronograma planejado pelos cuidadores de animais e pelo próprio órgão municipal. O suporte para o transporte de água e ração para Ilha dos Gatos também ficará a cargo da equipe da SMMA.
Ainda segundo a SMMA, na ação da segunda-feira, 240 kg de ração para gatos, adquiridos através de doação pelos protetores de animais, foram levados pelo GPA até a ilha. “Estamos fazendo uma ação voluntária em parceria com os protetores que cuidam dos animais que vivem na ilha. Eles pediram nossa ajuda e estamos aqui. Doamos os bebedouros, instalamos os recipientes, ajudamos no transporte da ração e no planejamento técnico de ações que serão desenvolvidas”, destacou a secretária interina de Meio Ambiente, Fernanda Porto, ressaltando que abandono e maus tratos aos animais são crimes previstos nas leis federais.