segunda-feira, agosto 8, 2022
InícioItaguaíMazomba é palco de evento sobre políticas públicas e reunião do Colegiado...

Mazomba é palco de evento sobre políticas públicas e reunião do Colegiado da Baía de Ilha Grande

Universidade Rural recebeu colegas pesquisadores do Equador e Conselho BIG fez reunião

O Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PEPEDT/UFRRJ) promoveu um evento de apresentação projetos de extensão rural com a participação de uma comitiva da Universidad Estatal de Milagro (Unemi/Equador), no Mazomba, bairro de Itaguaí. Além dos equatorianos, participaram representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Itaguaí e do Instituto Mazomba.

Os projetos da Universidade Rural se desenvolvem no âmbito de convênios e parcerias entre os outros representantes que estiveram presentes ao evento, como por exemplo a Agrocozinha de Itaguaí, do APL da Banana de Mazomba e Mazombinha, dentre outros.

A demonstração desses projetos teve como objetivo servir como modelo para a implementação destas práticas de tecnologias sociais no Equador, dessa forma, a experiência de Mazomba assume o reconhecimento internacional.

O almoço que se seguiu à apresentação dos projetos aconteceu no salão da Capela de Mazomba. O cardápio foi elaborado pelas agricultoras de Mazomba e executado com produtos da agricultura familiar.

COLEGIADO BIG

Logo depois do almoço, foi a vez de outro evento, desta vez uma reunião, a 27ª do Colegiado Territorial da Baía da Ilha Grande (Colegiado BIG). O encontro foi expositivo, setorial e não deliberativa. O objetivo foi reaproximar as atividades presenciais do Colegiado com as localidades, tendo como principal foco a extensão universitária aplicada na construção de redes locais.

Na pauta, os resultados do Observatório Territorial da BIG (OT-BIG), as experiências que o Instituto Mazomba e a Coopafit realizaram, além de relatos dos membros sobre a articulação territorial no período da pandemia. Houve também a apresentação do PAF (Programa de Agricultura Familiar) de Itaguaí, promovido em conjunto com a Vale e com o grupo Mandu Inovação Social.

As experiências trocadas entre os diversos atores constitutivos do Colegiado BIG em Mazomba e os pesquisadores da UFRRJ demonstraram a efetividade das políticas participativas, democráticas e inclusivas na geração de emprego e renda em Mazomba, e foram considerados pela Comitiva da UNEMI como modelo a ser seguido em outros países.

Veja mais de:
Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!