Marinha cria novo Centro de Projetos de Sistemas Navais
A nova Organização Militar da Marinha do Brasil inaugurou na primeira quinzena deste mês o seu novo Centro de Projetos de Sistemas Navais (CPSN). A proposta da iniciativa é trabalhar de maneira integrada o desenvolvimento de projetos navais em um único polo de engenharia nacional, como navios e submarinos. Assim, será possível aproveitar a estrutura e os profissionais especializados das organizações militares que realizavam estas tarefas separadamente.
O fim dos centros de Desenvolvimento de Submarinos (CDSub) e de Projetos de Navios (CPN) se deu pelos planos da Força Naval de centralizar o desenvolvimento de projetos de engenharia de novas embarcações para aproveitar ao máximo a capacidade e a integração do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) e do Complexo Naval de Itaguaí (CNI), um dos complexos industriais mais modernos do País.
TAREFAS IMEDIATAS
Dentre as primeiras missões do CPSN, estão a construção do primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear brasileiro; e desenvolver o Programa de Obtenção de Navios Patrulha (PRONAPA).
No lançamento no CNI, o Contra-Almirante Borges, diretor do CPSN, falou mais sobre o projeto: “O centro de projetos foi criado com pessoal altamente qualificado para capitalizar o conhecimento e a expertise já adquiridos, otimizando custos para a preservação e aprimoramento dessa capacitação técnica e flexibilizando seu emprego nos diversos projetos de meios navais”.