Mangaratiba: voluntários participam do Dia Mundial da Limpeza na Praia de Itacuruçá
A Praia de Itacuruçá, em Magaratiba, foi palco de uma grande faxina pública nesta segunda-feira (19). Cerca de 30 pessoas – entre equipes da prefeitura, da CoopMangaratba e voluntários – participaram da quinta edição do Dia Mundial da Limpeza (ou World Cleanup Day), ação que acontece simultaneamente em diversas cidades do mundo a fim de mobilizar governantes e cidadãos sobre a importância da limpeza dos oceanos.
Durante o mutirão, que ocorreu ao longo de toda a manhã, os voluntários recolheram diversos tipos de materiais. O que as equipes encontraram mais foram garrafas de vidro e bitucas de cigarros. Entretanto, as Secretarias de Meio Ambiente e de Turismo e Cultura, responsáveis pela organização da operação, não souberam informar a quantidade total de lixo que os voluntários retiraram das ruas e areias.
O ATUAL entrou em contato com a prefeitura, que informou apenas que os voluntários – que receberam ecobags como brindes – recolheram o material reciclável, fizeram a separação e entregaram para a CoopMangaratiba, que o levou para a sua sede.
LEIA MAIS: CoopMangaratiba recebe licença ambiental
Segundo a ONG World Cleanup Day, 934 cidades brasileiras, 2.349 lideranças cadastradas e 126.000 voluntários participaram do evento na edição 2020. Até 2021, a organização afirma que 50 milhões de pessoas haviam se voluntariado para recolher lixo de praias e rios.
Já a Marinha do Brasil estima que cerca de 80% do lixo que vai parar nos oceanos tenha origem na terra.