Mangaratiba tem audiência pública para apresentar Plano Municipal de Resíduos Sólidos
A Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba (SMAM) realizou, na quinta-feira (22), uma audiência pública para apresentação do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O evento foi realizado no Hotel Mont Blanc, em Itacuruçá, e contou com a presença do titular da SMAM, secretário Cláudio Maia; e do subsecretário, Alan Vidal. No final do encontro, as autoridades responderam a perguntas dos participantes.
O encontro teve o objetivo de apresentar à população o conteúdo do trabalho realizado pela empresa Clam Meio Ambiente, escolhida através de uma parceria da Prefeitura de Mangaratiba com a Vale. Outra intenção foi a de colher sugestões e críticas dos participantes para o enriquecimento e definição do PMGIRS.
No início da reunião o engenheiro ambiental Nanini Castilhos, que é líder de projeto da Clam, destacou importantes informações sobre PMGIRS de Mangaratiba. “Durante esses seis meses de estudo, encontramos alguns desafios tanto para a coleta seletiva quanto para a de resíduos urbanos. Isso pelo próprio perfil do município, por ter uma população flutuante muito grande, por ser uma cidade turística, e, até mesmo, pelo perfil geográfico, com ilhas e locais de difícil acesso. Mas preparamos um plano específico para a cidade com estratégias para facilitar esse trabalho”, disse ele.
Durante o encontro foram apresentadas medidas como a criação de programas de conscientização ambiental; a aquisição e instalação de pontos de entrega voluntária e de novos recipientes para a coleta de material; o incentivo ao uso das caçambas; a instituição de um roteiro de coleta de resíduos sólidos urbanos e recicláveis; a integração das secretarias; e as medidas punitivas previstas para quem descumprir as normas do PMGIRS.
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS TEM ABORDAGEM
O encontro também serviu para a apresentação das responsabilidades da população e do poder público no âmbito do PMGIRS. O secretário Cláudio Maia destacou a importância da população na participação das audiências públicas e para o êxito das ações que serão futuramente implementadas com o PMGIRS de Mangaratiba. “O posicionamento da população é necessário neste momento para firmarmos políticas públicas de qualidade, mas também é primordial na atuação de fato das ações do Plano. O foco da gestão do meio ambiente prioritário é a questão dos resíduos sólidos e da implementação da coleta seletiva de fato. Trabalhamos com diversas ações, e precisamos da participação efetiva da população”, salientou.
Diretora da Secretaria de Serviços Públicos, Ingrid de Freitas explicou a funcionalidade do órgão e o gerenciamento dos resíduos sólidos na cidade. Ela também aproveitou o momento para destacar que está sendo preparada uma ação de divulgação das rotas e horários de passagem do caminhão de lixo em todo município. “Acho super válido esses encontros para discutir algo tão importante para nosso município. Saber, por exemplo, como o lixo deve ser descartado para diminuir o impacto ambiental é fundamental. Mais pessoas deveriam participar desta ação”, defendeu Cristiane Leporage, moradora de Itacuruçá.