Mangaratiba: Ronda Maria da Penha ganha reforço do poder judiciário para ampliar atuação
Em operação desde 2020, por meio de agentes da Guarda Municipal, a Ronda Maria da Penha de Mangaratiba acaba de ganhar reforços no combate à violência contra mulheres. O convênio com Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Ministério Público e Defensoria Pública Geral do Estado tem o objetivo de dar maior agilidade ao atendimento às vítimas – sobretudo às que já têm medidas protetivas de urgência deferidas pelo próprio poder judiciário. A prefeitura divulgou a parceria nesta quarta-feira (26).
Para aperfeiçoar tal procedimento – que inclui o recebimento da denúncia, o acompanhamento do caso e da medida protetiva –, a união entre as instituições pretende reforçar uma série de medidas. Dentre elas, a ampliação da prevenção aos casos de violência; a capacitação para agentes; e o reforço no acolhimento de denúncias por meio de canais como o 153 (Guarda Municipal) e o Botão do Pânico – aparelho semelhante a um pager, que a mulher sob medida protetiva pode usar para chamar socorro em caso de aproximação do agressor.
Segundo a prefeitura, a Ronda Maria da Penha – que já tinha as parcerias das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, da Saúde, e das polícias Civil e Militar – acolheu em dois anos mais de mil ocorrências. O atendimento acontece de segunda a domingo, inclusive em feriados, 24h por dia. Além do 153 e do Botão do Pânico, o programa disponibiliza ainda o número de Whatsapp (21) 98556-7431.