Mangaratiba promove 4º Fórum de Não Violência Contra as Mulheres
Secretaria de Saúde de Mangaratiba, por meio do Programa Arte Viva, realizou na sexta-feira (8), o 4º Fórum Municipal de Não Violência Contra as Mulheres. O evento teve como palco o Hotel Portobello Resort e Safári, reunindo uma gama de profissionais engajados no combate à violência contra a mulher em níveis municipal, estadual e nacional.
Com o propósito de fomentar debates, discutir ações colaborativas e promover políticas públicas em prol dos direitos da mulher, o fórum deste ano destacou o tema central: “Salas Lilás do Estado do Rio de Janeiro na Prevenção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres: Impacto e Sustentabilidade.”
Elisa Goulart, Coordenadora do Programa de Enfrentamento às Violências de Mangaratiba (Arte Viva), expressou sua satisfação com o tema escolhido, enaltecendo o trabalho desempenhado pela Sala Lilás de Mangaratiba. Salientou, também, a importância da cooperação entre todos os envolvidos no enfrentamento à violência contra a mulher, destacando que a realização do projeto depende da união de forças.
Dentre os participantes locais, marcaram presença o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Edu Jordão, a presidente da Fundação Mário Peixoto, Cecília Cabral, e outros representantes. O encontro contou, ainda, com a presença de figuras importantes do Governo Federal, como Helena Piragibe, coordenadora da Comissão Intersetorial da Saúde da Mulher e Conselheira Nacional de Saúde. Representantes do Governo do Estado e da Fiocruz também se fizeram presentes, fortalecendo o diálogo e a colaboração interinstitucional. Destaque para a presença de representantes de Angra dos Reis, Petrópolis e Itaguaí, evidenciando a abrangência regional do fórum.
O evento foi prestigiado, ainda, por representantes da Alerj, com as assessoras de Comissão do Direito das Mulheres, Maiara Fafini e Camila Pires, e a coordenadora da Sala Lilás da Alerj, Débora Rodrigues. A presença da assessora de Território do Programa Ciclo Saúde da Vale, Kelly Cristina, adicionou um importante viés à discussão.