Alunos de Mangaratiba participam do projeto Safári Escola
O projeto “Safári Escola”, realizado pelo Hotel Portobello em parceria com a prefeitura de Mangaratiba já levou aproximadamente 700 crianças da rede de ensino municipal para uma visita ao safári do hotel durante o ano de 2019. O projeto tem como objetivo promover a educação ambiental. Nesta quarta-feira (11), os alunos da Escola Praia Grande fecharam o ciclo de visitas de 2019.
O passeio funciona de duas formas diferentes. Por se enquadrar em categoria A, os animais do Safári se encontram em semiliberdade (sem jaulas) e podem ser encontrados cerca de 500 animais e mais de 30 espécies. A primeira etapa do passeio acontece pela área dos animais nativos, como a arara vermelha, canindé, ararajuba, tucano, papagaios, anta, ema, flamingos etc. Em seguida, se encontram com animais exóticos, como antílopes, lhamas, dromedários, zebras, cervos etc. O passeio dura por aproximadamente duas horas.
A escola que tiver interesse de participar deve realizar um projeto de conscientização ambiental ou preservação das espécies com seus alunos. O diretor escolar deverá enviar um ofício o projeto para o hotel, e depois de uma análise, a visita dos alunos poderá ser marcada.
De acordo com Alexandre Lima, responsável pela parte operacional do Safári, mesmo o projeto tendo mais de 10 anos, não funcionava há dois anos. “Não havia interesse. Ano passado que retornamos os passeios com os alunos. O Hotel tem a visão da importância da visitação das crianças no Safári, tanto pelo conhecimento quanto pela oportunidade”.
Valdirene de Souza, a diretora da escola da Praia Grande, concorda com Alexandre. “A maioria das crianças são nascidas e criadas em Mangaratiba, mas não teriam a oportunidade de conhecer o safári do Portobello se não fosse essa parceria com a prefeitura. E aqui eles estão tendo a oportunidade de ver na prática o que discutimos nos projetos na escola”.
A aluna do 3º ano, Júlia Viana de Siqueira, conta que adorou a experiência. “É a primeira vez que venho e também que tenho contato com esses animais. Estou adorando o passeio e me apaixonei pelo pavão”.