Mangaratiba: prefeitura fiscaliza obras irregulares na Praia Grande
Operação "Virada Ambiental" já embargou seis obras irregulares e deve se expandir para outros distritos do município
A Prefeitura de Mangaratiba realizou nesta terça-feira (6) mais uma etapa da operação “Virada Ambiental”, desta vez na Praia Grande. A ação tem como foco combater construções irregulares, ocupações indevidas, crimes ambientais e o uso ilegal do solo público.
Durante a vistoria, 12 construções foram fiscalizadas. Destas, seis apresentavam irregularidades. As obras foram imediatamente embargadas, e os responsáveis, notificados conforme a legislação ambiental vigente.
A operação é fruto de uma força-tarefa que reúne equipes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Obras e Infraestrutura, Segurança e Trânsito, além do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal e agentes da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).
O objetivo é ordenar e proteger as áreas públicas e ambientais do município, especialmente em regiões com histórico de ocupações irregulares. A “Virada Ambiental” já passou por localidades como Cachoeira 2 (Muriqui), Praia da Gamboa (Ilha de Itacuruçá) e Pedra do Urubu. Segundo a Prefeitura, a operação será será estendida aos demais distritos, parques municipais e áreas de preservação nas próximas semanas em todo o território municipal.
Denuncie crimes ambientais
A Prefeitura de Mangaratiba disponibiliza o “Linha Verde”, um canal direto para que a população possa denunciar crimes ambientais, construções irregulares e invasões. As denúncias podem ser realizadas de maneira anônima, segura e rápida via WhatsApp (21) 97741-5560 ou através do e-mail: meioambiente@mangaratiba.rj.gov.br.
Leia mais: Prefeitura de Mangaratiba promove operação na Pedra do Urubu
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.