Mangaratiba: polícia identifica diversos crimes ambientais em Fazenda Ingaíba
Policiais militares da 4ª UPAm (Unidade de Policiamento Ambiental) identificaram diversos crimes ambientais na Rua Joaquim Tito, em Fazenda Ingaíba, bairro de Mangaratiba. Os agentes chegaram ao endereço após ao menos seis denúncias chegarem ao Linha Verde (0300 253 1177), programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente.
Segundo o Disque Denúncia, as informações do Linha Verde davam conta de atividades ilegais como extração de árvores as margens de uma cachoeira, queimadas e início de construções irregulares. A partir de tais relatos, os policiais – lotados na UPAm do Parque Estadual da Juatinga – se dirigiram ao local, onde encontraram dois homens trabalhando.
No terreno, havia inúmeras árvores de grande e médio portes já cortadas, aparentemente com uso de motosserra – alguns troncos, inclusive, estavam com sinais de queimada. Os agentes notaram ainda implantação de sapatas para uma edificação, de cerca de 500 metros quadrados, a menos de 30 metros de um curso de água.
LEIA MAIS
Rio-Santos: CCR RioSP inicia implantação de 270km de fibra óptica
Questionado sobre as licenças necessárias, um dos homens alegou que fora contratado por um projetista e que não portava os documentos no momento – o que infringe as leis 12.651/12, que delimita as áreas de preservação permanente, e 11.428/06, que dispõe sobre a utilização e proteção do bioma mata atlântica.
Após os trâmites de rotina, a equipe levou os suspeitos à 165ª DP (Mangaratiba), onde registraram a ocorrência. Não há informações se eles permaneceram detidos.