Mangaratiba: operação combate crime ambiental na APA Boto Cinza
Uma operação conjunta, realizada nesta quarta-feira (29), mobilizou órgãos municipais, estaduais e federais contra crimes ambientais na Área de Proteção Ambiental (APA) do Boto Cinza, em Mangaratiba. A ação terminou com flagrantes efetuados e dois homens conduzidos para a delegacia.
Intitulada de Operação Ágata, a mobilização reuniu agentes da Receita Federal, Marinha do Brasil, Polícia Ambiental (UPAM), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal (GPA). Na ação, as equipes flagraram a explosão irregular de rochas na Praia da Várzea, na Ilha de Jaguanum, o que é tipificado como crime contra o meio ambiente. Dois homens foram detidos e conduzidos para a delegacia.
De acordo com a Prefeitura de Mangaratiba, além das fiscalizações de ilhas, os agentes realizaram ainda vistorias em embarcações pesqueiras e abandonadas e o combate à pesca predatória em diversos pontos do município.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente de Mangaratiba, Antonio Marcos Barreto, essa foi apenas uma das operações conjuntas de fiscalização previstas para ocorrer nas áreas de proteção ambiental do município. Segundo ele, o objetivo é cumprir a legislação ambiental vigente e proteger os recursos naturais, espécies marinhas e os demais ecossistemas que compõem a fauna e flora do município.