Mangaratiba lança projeto para proteção e recuperação ambiental
Projeto da Secretaria de Meio Ambiente visa reduzir em 80% o esgoto irregular com biodigestores e recuperar áreas de mata ciliar e rios
A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de Mangaratiba lançou o Programa Viva Rio do Saco esta semana, um projeto inovador voltado para a recuperação e proteção das faixas marginais dos rios do município.
A iniciativa visa reduzir em até 80% o esgoto irregular e promover a restauração de áreas de mata degradada por meio da instalação de biodigestores. O Programa Viva Rio do Saco inclui um estudo detalhado da área e das comunidades envolvidas, além de atividades como a recuperação das faixas marginais dos rios, a promoção de ações socioeducativas e oficinas para os moradores locais, o plantio de espécies nativas e a fiscalização contínua.
Enganjamento
O Programa Viva Rio do Saco tem como meta central envolver ativamente os residentes locais em todas as fases do projeto, incentivando seu engajamento na defesa e cuidado dos recursos hídricos da região. Inicialmente em fase de diagnóstico no Rio do Saco, o programa será estendido para todas as Faixas Marginais de Proteção (FMP) dos rios de Mangaratiba, fundamentais para a conservação da água, biodiversidade e ecossistemas locais.
Com a implementação do Viva Rio do Saco, Mangaratiba reforça seu compromisso com a sustentabilidade e dá um passo significativo na promoção da recuperação ambiental em áreas urbanas e rurais, unindo tecnologia, educação e engajamento comunitário.
Leia mais: Defesa Civil de Mangaratiba visita famílias atingidas pelas chuvas
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.