segunda-feira, agosto 8, 2022
InícioMangaratibaMangaratiba lança “Pacto pelo Turismo”

Mangaratiba lança “Pacto pelo Turismo”

Projeto inédito da Secretaria de Turismo e Cultura tem como objetivo fomentar o turismo local

A Secretaria de Turismo e Cultura de Mangaratiba lançou na quinta-feira (7) o projeto “Pacto pelo Turismo”. Trata-se de uma parceria entre todas as secretarias do município, com objetivo de fomentar o desenvolvimento do turismo local. Empresários, gestores municipais e equipes de todas as pastas reuniram-se no Casarão do Condomínio Reserva do Sahy para a cerimônia de lançamento do programa.

“Hoje é um dia histórico para Mangaratiba. O ‘Pacto pelo Turismo’ nasce da necessidade urgente de se reconhecer o turismo como atividade essencial para o fomento sustentável da economia local. Estamos formando um compromisso em prol da promoção do turismo na cidade e região. Vamos enaltecer tudo que podemos oferecer de melhor, ou seja, nossos atributos naturais, históricos e naturais”, discursou o Secretário de Turismo e Cultura, Luís Fernando da Matta.

No evento houve a apresentação das cinco ações do Pacto. São elas:

1 – Integração com os órgãos públicos;

2 – Plano de 100 dias;

3 – Plano de desenvolvimento sustentável e participativo do turismo;

4 – Consolidação da nova lei do Conselho e do Fundo Municipal de Turismo;

5 – Parcerias com instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil.

Além das cinco ações, as secretarias receberam algumas metas a cumprir para que o projeto ‘Pacto pelo Turismo’ avance de maneira efetiva. São elas:

– Ampliação do Serviços públicos em pontos turísticos, praias, trilhas, cachoeiras.

– Monitoramento permanente dos bens naturais, abertura de trilhas e novos produtos ligados ao meio ambiente, bem como, desenvolvimento de oficinas e campanhas sobre o meio ambiente local e turismo consciente.

– Prospecção de eventos esportivos e com potencial turístico, criação de um calendário unificado e de eventos temáticos.

Participaram da apresentação as seguintes autoridades: os Secretários de Agricultura e Pesca – Alex Barbosa; Comunicação – Roberto Castilho; Ordem Pública – Braz Marcos; Serviços Públicos – Fábio Ferreira, Tecnologia – Antônio Carlos Aniceto; o Subsecretário de Turismo – Washington Santos, a Subsecretária de Meio Ambiente – Fernanda Porto; e o Subsecretário de Fiscalização de Obras – Rodrigo Medeiros.

Também marcaram presença representantes da Fecomércio, do Sebrae, da Fundação Mário Peixoto, da Secretaria de Segurança e Trânsito, e Priscila Vasconcelos, representando a da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

Veja mais de:
Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!