Mangaratiba intensifica fiscalização no combate a Covid-19
OPERAÇÃO COVID-19 A Vigilância em Saúde de Mangaratiba, com o apoio da Guarda Municipal e da Ordem Pública, está intensificando a fiscalização no combate ao novo coronavírus. Na noite de sábado (5), no segundo dia da Operação Covid-19, os agentes visitaram estabelecimentos em todos os distritos, orientando comerciantes sobre as novas regras sanitárias em vigor no município e fiscalizando o cumprimento das medidas determinadas pelo Decreto 4.388/20, que visa frear a propagação do novo coronavírus no município.
De acordo com a Vigilância em Saúde, entre outros itens, os fiscais estão verificando se os estabelecimentos estão fornecendo álcool gel para funcionários e clientes, se o limite de lotação e espaçamento mínimo de mesas está sendo respeitado, se todos estão usando máscaras, se não há aglomerações e se está sendo cumprido o horário limite para funcionamento, que é às 00h.
A Prefeitura de Mangaratiba informou que o objetivo da Vigilância em Saúde é garantir que os comércios da cidade executem de forma permanente as medidas sanitárias em vigor para proteger a população e dificultar a proliferação da Covid na cidade. A secretária municipal de Saúde, Sandra Castelo Branco, disse que só são submetidos as penalidades e multas os comércios que não respeitarem as determinações do Decreto 4.388 e estiverem oferecendo riscos a saúde de seus funcionários e clientes. Ainda segundo a secretária, o morador que for flagrado sem máscara e se recusar a colocá-la, também poderá ser multado. “Vamos atuar de forma permanente na fiscalização dos comércios, espaços públicos e outros pontos de possível aglomeração. Nosso trabalho é para salvar vidas, poder garantir assistência médica para o morador de Mangaratiba e controlar a curva de contágio da Covid. Só vai ser penalizado aquele que não colaborar com a saúde população e desrespeitar as medidas de prevenção. Hoje os pequenos cuidados são o que fazem a maior diferença”, destacou Sandra Castelo Branco.