Mangaratiba inicia vacinação para pessoas com comorbidades e deficiências
A primeira fase da vacinação contra a covid-19 é destinada para pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos e deficiências permanentes
VACINAÇÃO A Secretaria de Saúde de Mangaratiba iniciou nesta segunda-feira (10), a primeira fase da vacinação contra a covid-19 para pessoas com comorbidades (de 55 a 59 anos) e deficiências permanentes. De acordo com a Secretaria de Saúde, aetapa, que segue as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI), também será destinada aos portadores de síndrome de Down, pacientes renais crônicos, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias do pós-parto) com comorbidades e que tenham de 18 a 59 anos.
A secretaria informou que a vacinação permanecerá sendo feita por agendamento e de acordo com a disponibilidade dos estoques da vacina AstraZeneca/Oxford. Segundo a secretaria, para serem imunizadas, as pessoas destes grupos deverão apresentar no ato da vacinação, além do documento original com foto e cartão do SUS ou CPF, os laudos médicos ou receitas, atestados ou documentos atualizados que comprovem a comorbidade ou deficiência permanente.
A Secretaria de Saúde ressalta, que para evitar aglomerações e a exposição da população ao novo coronavírus, a vacinação só será feita por agendamento. A orientação é que as pessoas já cadastradas nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) aguardem em casa o contato do agente de saúde. Só será necessário realizar o agendamento na ESF, caso o morador não tenha cadastro na rede de saúde do município. Toda pessoa terá data, hora e local pré-definido para ser vacinado, assim como, vem sendo feito desde o início do cronograma de imunização.
GRUPO PRIORITÁRIO
De acordo com o PNI, encaixam-se no grupo de comorbidades pessoas que apresentam as seguintes doenças: diabetes mielitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade mórbida (com IMC igual ou maior que 40), entre outras conforme definido pelo PNI.
Já as deficiências consideradas permanentes são: física, auditiva, intelectual, psicossocial (mental), visual, múltipla e o transtorno do espectro autista.