Mangaratiba: Defesa Civil interdita Sítio Arqueológico do Sahy
A Defesa Civil de Mangaratiba interditou neste fim de semana o Sítio Arqueológico do Sahy. A medida emergencial, que atende a uma recomendação do Ministério Público, é consequência de um laudo técnico do próprio órgão que aponta risco iminente de colapso estrutural, com possibilidade de deslocamento de pedras das ruínas. Para manter a segurança da população e evitar acidentes, pedestres estão proibidos de trafegar pelo local por tempo indeterminado. A decisão teve apoio da Fundação Mário Peixoto, responsável pela gestão do espaço.
Segundo avaliação do engenheiro responsável, trens de carga que passam pela linha férrea, ao lado das ruínas, provocam trepidações que podem levar ao desmoronamento das estruturas. Por isso, segundo a prefeitura, a interdição (com base na lei 12.608/12) toma toda a área do sítio, que está obstruída com placas de sinalização. Também há monitoramento frequente.
Em nota, a Prefeitura de Mangaratiba alerta banhistas de que que a única forma de acessar a Praia do Sahy é cruzar a linha férrea pela passarela próxima aos quiosques. Na mesma nota, a gestão municipal anuncia que a Fundação Mário Peixoto trabalha em um projeto de restauro e preservação para o sítio – inclusive com a proposta de elevar sua categoria para parque.