Mangaratiba: Defesa Civil assume coordenação do PAM da Costa Verde
A Defesa de Civil de Mangaratiba assumiu a coordenação do núcleo regional do Plano de Auxílio Mútuo (PAM). O projeto, de abrangência nacional, reúne empresas de diversos segmentos, órgãos públicos e entidades, que se mobilizam de forma conjunta em situações de emergência para minimizar impactos e prover acolhimento para a população. De acordo com a Prefeitura de Mangaratiba, a eleição do PAM aconteceu nesta terça-feira (14) na sede da empresa Itaguaí Construções Navais (ICN), em Itaguaí. Participaram da votação representantes do Corpo de Bombeiros, 33° BPM (Angra dos Reis), Eletronuclear, TEBIG/Petrobrás, Brasfels, GRAM – Rádio Amadores, ICN, Porto de Itaguaí, Marina Costa Bella, Defesa Civil Estadual e Defesas Civis de Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty.
COORDENAÇÃO DO PAM
O secretário de Defesa Civil de Mangaratiba, Cel. Rogério Escarani, explicou a importância da Coordenação do PAM estar sediada em Mangaratiba. “Além de dar protagonismo para nossa região, coordenar o PAM vai agilizar a reposta dos órgãos envolvidos em situações adversas e de emergência. Vamos poder prover uma rede de apoio muito maior para a população, em caso de fortes chuvas por exemplo, e ainda agilizar a chegada dessa ajuda para toda a região. Essa iniciativa também colabora com aprimoramento técnico das equipes e otimiza tempo”, explicou.
A Prefeitura de Mangaratiba ressalta que o evento ainda contou com a palestra de técnicos do Departamento Estadual de Recursos Minerais (DRM), órgão que recentemente instalou em Mangaratiba um gabinete de crise. O trabalho do DRM, que é realizado em parceria com a Defesa Civil Municipal, visa fazer o mapeamento de áreas da Costa Verde com maior potencial de risco em caso de chuvas e reforçar as ações de prevenção já praticadas em cada cidade. “É uma honra para Mangaratiba coordenar o PAM, essa instituição de cooperação tão importante. Como Bombeiro, sei da importância do trabalho de prevenção, assim como, a necessidade de uma força-tarefa atuar prontamente em situações de emergência. O Plano de Auxílio Mútuo vai nos permitir unir essas duas situações e ainda colaborar com as cidades ao redor”, pontuou o prefeito Alan Bombeiro.
PLANO DE AUXÍLIO MÚTUO
O PAM (Plano de Auxílio Mútuo) representa uma associação, sem fins lucrativos, composta por empresas privadas/públicas e órgãos públicos municipais, estaduais e federais, com objetivo de atuar de forma cooperada no atendimento a uma emergência.
Por meio do PAM, empresas, órgãos públicos e instituições civis e militares se unem para compor uma força tarefa capaz de prestar atendimento rápido e adequado a qualquer ocorrência anormal, que venha acontecer. Seu foco é de viabilizar providências conjuntas para ajuda, socorro ou assistência de forma ágil e que garanta a diminuição de riscos e danos.