Mais de cinco mil famílias vão receber auxílio financeiro em Mangaratiba
A Secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico de Mangaratiba realizou nesta terça-feira (14), uma reunião com proprietários de mercados e supermercados do município. O encontro teve como objetivo falar sobre a iniciativa que vai movimentar a economia da cidade e ajudar cerca de cinco mil famílias de Mangaratiba com auxílio financeiro para compra da cesta básica.
Na reunião foi apresentado o projeto que a prefeitura vai realizar para pessoas cadastradas no CadÚnico, Ambulantes Legais, Artesãos e microempreendedores individuais inscritos no Cadastro da Secretaria de Fazenda em virtude dos impactos sociais e econômicos provocados pela pandemia de COVID-19. Através dele, a prefeitura disponibilizará um voucher de R$ 71 para que este público-alvo possa realizar compras de gêneros alimentícios de primeira necessidade no comércio local.
O recurso para o benefício veio por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e foi autorizado pela lei 1.280/2020, aprovada na Câmara dos Vereadores, que regulamenta o benefício eventual da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
Segundo secretário adjunto de Governo e Desenvolvimento Econômico, Pedro Lemelle, o próximo passo é aguardar o dia 27 deste mês, no qual será realizado o cadastro dos estabelecimentos que desejam participar da ação. O cadastro será realizado no protocolo da prefeitura onde os proprietários vão assinar um termo de adesão e receberão a lista dos alimentos ao qual o voucher da direito.
O prefeito Alan Bombeiro acredita que a ação é de grande importância para o município. “A ideia é ajudar a população neste momento tão difícil. A gente espera movimentar em torno 700 a 800 mil reais da economia do município com esta a ação”.
A atividade será realizada a princípio nos meses de maio e junho. A ideia é entregar os vouchers a partir do dia 4 de maio a aproximadamente cinco mil famílias. A entrega está prevista para acontecer nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Também participaram da reunião representantes da Associação Comercial de Mangaratiba.