Karpowership e Meio Ambiente de Itaguaí promovem plantio de mudas
Ação faz parte do programa de sustentabilidade direcionado à compensação ambiental da Expo Itaguaí
A Karpowership, em parceria com a Secretaria do Ambiente, Mudanças Climáticas e Bem-Estar Animal de Itaguaí, realizou, na última quinta-feira (10), o plantio de 150 mudas nativas na área do projeto solar da companhia na cidade. A ação faz parte de um programa de neutralização de carbono iniciado em 2023 pela Secretaria, que visa compensar as emissões geradas pela Expo Itaguaí. O evento deste ano atraiu mais de 1 milhão de visitantes e gerou 244 toneladas de CO₂ equivalentes, segundo o inventário de emissões feito pela Pipa Ambiental.
No total, serão plantadas 1.500 mudas no local até o início de 2025, neutralizando as emissões de carbono da Expo Itaguaí. “A sustentabilidade é um compromisso de todos nós, e a participação da comunidade em ações de educação ambiental é fundamental para garantir um futuro mais verde e saudável. O objetivo é criar novas áreas de preservação em Itaguaí”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Antônio Marcos Barreto.
Cerca de 20 alunos do CIEP 300 Municipalizado Vicente Cicarino participaram da ação, plantando espécies nativas como Ipê Rosa, Angico e Cedro, ao lado da equipe da Secretaria, da Karpowership e do público presente. O evento contou com a presença de Gilberto Bueno, diretor da Karpowership Brasil, que destacou o impacto positivo da iniciativa: “Utilizar a área do nosso projeto solar para uma ação tão significativa nos honra e reforçar nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável em Itaguaí”.
“Após a pandemia da COVID-19, a Expo Itaguaí passou a ser dotada de diretrizes e ações de gestão pública ambiental, vinculadas às metas da Agenda 2030 da ONU. Em 2023, a Expo Itaguaí foi a primeira feira Agropecuária a receber o Selo de Carbono Neutro, em função de suas ações de sustentabilidade e em 2024, a pegada neutra foi mantida sendo incluídas novas ações e projetos de educação ambiental para a conscientização do público”, afirmou a subsecretária de Mudança do Clima, Gabriela Campagna.