Itaguaí: Vale apoia Orquestra Jovem e escolinha de futebol
Ao longo de 2024, 322 projetos culturais, esportivos e de saúde serão realizados por organizações da sociedade civil com repasses da Vale, por meio de leis federais de incentivo fiscal. Os aportes da empresa incluem ainda 117 Fundos de Direitos que desenvolvem ações voltadas à defesa das pessoas idosas, crianças e adolescentes.
No estado do Rio de Janeiro, 44 projetos culturais são patrocinados pela Vale como a Orquestra Jovem de Itaguaí e a Casa da Cultura de Paraty. Pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte, 38 iniciativas estão sendo apoiadas pela Vale e beneficiam mais de 4.600 pessoas, entre elas 120 crianças e jovens em Itaguaí que participam das aulas gratuitas de futebol do projeto Zico 10.
CONFIRA O PODCAST COM PARTICIPAÇÃO DE ADRIANO ARAUJO, IDEALIZADOR DA ORQUESTRA JOVEM DE ITAGUAÍ:
Ainda no estado fluminense, receberam recursos incentivados projetos contemplados pelo Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) e Pronas/PCD (Programa Nacional de Apoio Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência), regulados pelo Ministério da Saúde, e realizados por entidades beneficentes. Além disso, foram destinados aportes ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e ao Fundo da Pessoa Idosa.
Ao todo, a empresa repassou em torno de R$ 474 milhões em recursos incentivados no último ano fiscal, dos quais R$ 81,23 milhões destinados a ações a serem executadas no estado do Rio de Janeiro.
“Nosso objetivo é contribuir para a ampliação do acesso à cultura, ao esporte e aos direitos essenciais, apoiando políticas públicas e promovendo o desenvolvimento socioeconômico em especial nas regiões onde atuamos” – comenta Flavia Constant, diretora de investimentos privados da Vale – “Damos especial atenção à democratização da criação e da produção de projetos culturais e esportivos, aumentando o alcance, a abrangência territorial e a diversidade das iniciativas”.