sábado, outubro 23, 2021
InícioItaguaíItaguaí terá workshop gratuito de iniciação teatral

Itaguaí terá workshop gratuito de iniciação teatral

Projeto “Ativação Cultural” oferece workshop extra no Salão Paroquial da Catedral de São Francisco Xavier O Projeto Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos, que tem o patrocínio da Vale e apoio do Ministério da Cultura, oferece um workshop gratuito de iniciação teatral, no próximo dia 10 de julho, das 14h às 18h, que será realizado no salão paroquial da Catedral de São Francisco Xavier, no Centro de Itaguaí. Os interessados podem realizar a inscrição por e-mail (ativacaoculturalitaguai@gmail.com), sendo necessário enviar o nome completo, número do documento de identidade, telefone para contato e informar a oficina que deseja participar. Além do workshop de iniciação teatral, o Projeto Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos ainda oferece, toda quarta-feira, capacitações gratuitas para os artesãos locais também no salão da Cate

Projeto “Ativação Cultural” oferece workshop extra no Salão Paroquial da Catedral de São Francisco Xavier

O Projeto Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos, que tem o patrocínio da Vale e apoio do Ministério da Cultura, oferece um workshop gratuito de iniciação teatral, no próximo dia 10 de julho, das 14h às 18h, que será realizado no salão paroquial da Catedral de São Francisco Xavier, no Centro de Itaguaí. Os interessados podem realizar a inscrição por e-mail (ativacaoculturalitaguai@gmail.com), sendo necessário enviar o nome completo, número do documento de identidade, telefone para contato e informar a oficina que deseja participar.

Além do workshop de iniciação teatral, o Projeto Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos ainda oferece, toda quarta-feira, capacitações gratuitas para os artesãos locais também no salão da Catedral de São Francisco Xavier. Na quarta-feira (3), foi realizado o workshop de artesanato sustentável com o artista plástico e produtor cultural Gil Del Carmo, do Coletivo Zóio da Arte. Os participantes conheceram técnicas de desenho de observação para desenvolvimento de croquis, técnicas que podem ajudar artesãos e designers a ter melhor compreensão na elaboração de seus produtos artesanais, podendo aplicar o uso de proporção de desenho, texturas de técnicas artesanais (crochê, tricô, bordado etc) e representação de materiais diversos da forma como desejar.

Projeto foi inspirado no bicentenário de Itaguaí

Em 2018, durante 10 meses, o Projeto Ativação Cultural Itaguaí 200 Anos, com o patrocínio da Vale e em parceria com o então Ministério da Cultura, levou diversas atividades culturais gratuitas para diferentes pontos da cidade homenageando e contando a história do bicentenário da cidade.  Em maio deste ano, agora com o nome “Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos”, o projeto voltou com as ações culturais, seguindo nas praças e escolas do município até dezembro.

Nesta nova edição a novidade é a divisão de três eixos de ações. O primeiro, chamado “Ativa Escola”,  trabalha em seis unidades escolares, no contra turno durante dois meses na mesma escola com alunos do 5º ao 9º ano, toda quarta-feira nos dois períodos (manhã e tarde) com Marcus Galiña, Rodrigo Pinho e Ana Paula Casares da equipe da Recicloteka. O objetivo do “Eixo 1” é envolver alunos e professores com a equipe do projeto, promovendo a articulação e um planejamento colaborativo para atividades como artes cênicas, música e produção de conteúdo para mídias digitais, como vídeos, fotografias, animações etc.

Já o “Eixo 2”, nomeado como “Fomento Local: Artistas locais no protagonismo dos processos criativos”, visa deixar um legado para a classe artística local, levando oficinas de Arte Circense com a Turma em Cena e Música e instrumentos musicais com a Corporação Musical Maestro Ilson de Lima (Commil), para quatro escolas do município em dois semestres. Além disso, a equipe do Coletivo Despertando vai ocupar a Praça Vicente Cicarino, no Centro de Itaguaí, todas as quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, com o teatro inspirado no conto “O Alienista”, de Machado de Assis. Neste eixo do projeto a ênfase é o fortalecimento, a capacitação e a qualificação do artesão itaguaiense, buscando a criação de uma identidade própria do artesanato da cidade em parceria com o Projeto Italog.

O “Eixo 3”, que tem como nome “A praça pública como palco das construções artísticas”, é a culminância das atividades dos demais eixos, com a apresentação dos resultados parciais das oficinas nas escolas e dos trabalhos desenvolvidos pelos artistas locais, espaço para a gastronomia local, pintura de rosto, Caixote Literário e brinquedoteca nas praças de Itaguaí, a cada terceiro sábado do mês até dezembro.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!