Itaguaí sela acordo para recolhimento e abrigo de animais abandonados
A Prefeitura de Itaguaí anunciou um convênio com a empresa Curral de Apreensão de Seropédica. O objetivo da parceria é a operacionalização do processo de apreensão/recebimento, guarda e manejo de animais abandonados no município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento, responsável por conduzir a parceria, a maioria dos animais encontrados em espaços públicos pela cidade é de bovinos e equinos. No geral, o curral recebe bovinos, búfalos, camelos, ovinos, caprinos, suínos, equinos, mulas e asnos. O espaço não trabalha com animais silvestres, pois são responsabilidade do Ibama, e nem domésticos de criação, casos de cães e gatos.
Ao serem recolhidos para o curral, eles vão passar pelas seguintes etapas: cadastro e avaliação; exames sanitários para identificação de possíveis doenças infectocontagiosas; e guarda em espaço de quarentena até os resultados.
Ainda segundo a secretaria, o proprietário do animal apreendido terá sete dias para retirá-lo mediante apresentação de comprovante de propriedade e assinatura de termo, além do pagamento das diárias e dos custos dos exames. Caso ninguém requisite a guarda dentro do prazo, o Curral de Apreensão de Seropédica ficará com a custódia do bicho e poderá vendê-lo.
LEIA MAIS
Mangaratiba: pai lamenta morte do filho de 14 anos após acidente no mar em Muriqui
A pasta informa que o Poder Executivo Municipal é o “responsável por animais abandonados nas ruas do município” e que os de grande porte, principalmente, “podem causar graves acidentes, colocando em risco a vida da população, sua própria vida, bem como causar danos ao patrimônio público”.
A prefeitura não informou o valor e o tempo de duração da assinatura do convênio.