CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Itaguaí: projeto leva conscientização ambiental a jovens

Fomentar a sustentabilidade entre os jovens. Esse é o objetivo do projeto Do Mangue ao Mar, uma iniciativa da ONG Guardiões do Mar, em convênio com a Transpetro. Em Itaguaí, o programa tem levado conscientização ambiental a adolescentes desde o início deste mês.

Com atividades desde setembro de 2022, o Do Mangue ao Mar deu início a uma frente de trabalho chamada ecoclubes neste ano. Em Itaguaí, o ecoclube Base Costa Verde receberá nos próximos 12 meses uma turma de 15 adolescentes, entre 15 e 17 anos, todos moradores do município. Dentre eles, filhos de pescadores artesanais, catadores de caranguejo, maricultores, caiçaras, quilombolas e indígenas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para participar, é preciso morar em Itaguaí e ter entre 15 e 17 anos (Divulgação)

Com dois encontros semanais, de três horas cada, o ecoclube reúne os participantes – que recebem uma bolsa-auxílio mensal de R$ 450, cada –  para a articulação de ações que possam modificar a realidade das localidades onde eles estão inseridos. As ferramentas de mudança são campanhas de sensibilização e propostas que promovam a sustentabilidade.

Andresse Maria, coordenadora de Educação Ambiental do projeto, acrescenta: “Nosso objetivo é sensibilizar e mobilizar jovens para se tornarem agentes de mudança. Através de atividades educacionais, práticas e participativas, o ecoclube visa incentivar a conservação da natureza, o uso sustentável dos recursos naturais, a valorização do patrimônio cultural e o fortalecimento das comunidades locais”.

LEIA MAIS

Prefeitura de Itaguaí inaugura nova sala de mamografia

Prefeitura de Itaguaí promove aulão gratuito de Zumba e Funcional

Já Pedro Belga, presidente da ONG Guardiões do Mar e coordenador do projeto, explica o porquê de Itaguaí como uma das primeiras cidades a receber um ecoclube (Magé é a outra): “Primeiro, pelos problemas socioambientais diagnosticados e, ainda, pela capacidade de assimilação de boas práticas, tão comuns aos jovens. Esta ação, consorciada com um grande trabalho de educação ambiental, nos permite praticar a máxima, comumente atribuída a Pitágoras, de que se educarmos os pequenos, não será preciso punir os homens”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a coordenação do projeto, o Do Mangue ao Mar deve abrir novas turmas para o ecoclube de Itaguaí. No entanto, ainda não há previsão para o início das inscrições.

Informações sobre um novo processo seletivo devem constar em breve nas páginas do Instagram @guardioesmar e @mangueaomar.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com