Itaguaí mobiliza campanha de doação de sangue

Ação acontece no dia 8 de novembro e conta com parceria entre Hemorio, Secretaria de Transportes e grupo Motociclista Sangue Bom

No sábado (8), Itaguaí promove mais uma edição da Campanha de Doação de Sangue, organizada pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, em parceria com o Hemorio e o grupo Motociclista Sangue Bom. A ação será realizada das 8h às 15h, na sede da secretaria, atrás do Senai/Cefet.

Doação de Sangue
A doação de sangue acontecerá no sábado dia 8 de novembro (REPRODUÇÃO PEXELS / CHARLIE HELEN ROBINSON)

O objetivo é incentivar a população a doar sangue e contribuir com o aumento dos estoques do Hemorio, que abastece hospitais de todo o estado do Rio de Janeiro. Além de salvar vidas, os participantes também poderão praticar outro gesto de solidariedade: quem quiser, pode levar 1 kg de alimento não perecível ou um pacote de leite em pó, que serão destinados à APAE de Itaguaí.

Voluntariado

A campanha já se tornou tradicional no município e tem mobilizado cada vez mais voluntários e parceiros. O grupo Motociclista Sangue Bom, conhecido por unir paixão por duas rodas e compromisso social, reforça o convite a todos os “heróis” que desejam fazer a diferença. Segundo os organizadores, cada doação pode salvar até quatro vidas. O processo é simples, rápido e seguro.  

Como doar

Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. Menores de idade devem apresentar autorização dos responsáveis. É obrigatório levar documento oficial com foto, como identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira de conselho profissional. Não é preciso estar em jejum, mas recomenda-se evitar alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação.

Algumas condições de saúde impedem temporariamente a doação de sangue. Pessoas com febre, gripe ou resfriado devem aguardar a recuperação. Gestantes, lactantes e quem passou por cirurgias recentes também não podem doar por um período. Casos de anemia, uso de certos medicamentos ou extração dentária exigem pausa temporária. Quem fez tatuagem ou piercing deve esperar um ano, mesmo tempo para quem recebeu transfusão. O intervalo após as vacinas varia conforme o tipo aplicado.

Serviço

Doação de Sangue

Data: Sábado, 8 de novembro

Horário: das 8h às 15h

Local: Via Coletora 536, Vila Ibirapitanga

Faixa Etária: entre 16 e 69 anos

Leia mais: Vale abre Programa de Trainee em Engenharia com vagas em Mangaratiba e Itaguaí

Wanessa Jully

Wanessa Jully é graduanda em Jornalismo na Universidade Estácio de Sá. Atua como estagiária no Jornal Atual, sob a supervisão da jornalista Beatriz Freitas. É amante de futebol e pretende seguir a carreira profissional cobrindo essa atividade.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com