Itaguaí: mães reclamam de desigualdade em entrega de uniformes pela prefeitura
Na quarta-feira (14), a Prefeitura de Itaguaí publicou em sua página no Facebook que estava dando início ao encaminhamento dos novos kits de uniformes para estudantes da rede municipal. Mas em vez de elogios ou manifestações positivas, a postagem foi alvo de críticas, a maioria sobre uma suposta desigualdade na distribuição do material.
Algumas responsáveis acusaram a gestão do prefeito Rubem Vieira de dar preferência às escolas que participaram do Desfile Cívico do Sete de Setembro: “Um absurdo dar só para os alunos e turmas que foram desfilar. Meu filho e outros alunos não receberam nem uniforme e nem material”, contestou uma mãe.
Outras afirmaram até que há diferença entre alunos de um mesmo colégio. Ou seja, algumas crianças receberam o kit e outras, não: “Na escola da minha filha, só ganharam os que estão no segundo seguimento. A minha filha, do 3º ano, não ganhou o kit”, escreveu uma mãe.
Em mais um comentário, uma mãe afirma que os prazos de entrega dos uniformes foram diferentes para seus filhos: “Estão entregando à prestação. Hoje, meu filho ganhou o kit. E minha filha, que tem 11 meses de diferença para o irmão, não recebeu”.
ATRASO
Algumas críticas falavam também em demora na entrega – afinal, o ano letivo já está mais perto do fim do que do início. Sobre o atraso, o prefeito publicou, no início deste mês, um vídeo na mesma rede social para assegurar que, em março, havia recuperado – com lavagem e desinfecção – uniformes deixados em sacos por gestões anteriores. E que começaria a distribuir os novos uniformes em setembro devido a “questões jurídicas”. O mandatário só não esclareceu que questões seriam essas.
Ainda para justificar a demora na entrega dos kits, a prefeitura comunicou, também no início de setembro, que a distribuição seria gradativa, por causa das distâncias maiores de algumas escolas.
O ATUAL procurou a Assessoria de Comunicação da prefeitura e perguntou sobre as acusações de favorecimento às escolas que desfilaram e também o fato de haver alunos com e sem o uniforme novo na mesmo unidade de ensino. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno.