Itaguaí gasta R$ 100 mil em apenas duas atrações na festa do Dia das Crianças
Cerca de 900 mil seguidores no Instagram e mais de 11 milhões de inscritos no YouTube, no qual um único vídeo chega a 1 bilhão de visualizações. Estes são alguns números que refletem o sucesso que faz o Mundo Bita, projeto brasileiro de entretenimento infantil que está entre os preferidos da criançada atualmente. Além das animações na Internet, o simpático sujeito de bigode e barriga avantajada e sua turma também se apresentam ao vivo, com atores fantasiados em teatros e shows em geral. Inclusive, há duas semanas, estiveram em Itaguaí, para um evento especial do Dia das Crianças que a prefeitura organizou. E pelos números estrondosos que a trupe acumula nas redes sociais, já dá para imaginar que esta brincadeira não saiu barata para os cofres públicos.
Somente por uma apresentação do Mundo Bita, de cerca de 70 minutos, a prefeitura desembolsou R$ 55 mil. Já pelo 3 Palavrinhas, outra produção bastante popular entre os pequenos no streaming, foram R$ 45 mil por duas apresentações.
Ou seja, R$ 100 mil por apenas duas atrações contratadas em modalidade de inexigibilidade, quando não há licitação ou concorrência. Já o restante da programação, com outras 16 apresentações entre os dias 15 e 16 de outubro, ficou a cargo da JP Produções e Eventos.
MAIS CUSTOS
Esta, sim, foi contratada mediante licitação. Apesar de um jogo de empurra entre as secretarias de Eventos e Licitações e Contratos, o ATUAL teve acesso ao contrato, de junho de 2022. No documento, a empresa de agenciamento artístico, com sede em Itaguaí e 10 anos de experiência, recebe pouco mais de R$ 1,2 milhão para ficar responsável, por 12 meses, pelas apresentações de artistas de menor peso no município.
PROBLEMAS
Não que a criançada não mereça uma comemoração, mas em um município que sofre com problemas administrativos, tais cifras chamam atenção. Em postagens nas redes sociais não é difícil encontrar quem reclame de falta de remédios na farmácia popular, má conservação do asfalto ou longas filas de espera e desinformação para quem necessita de uma cirurgia. A argumentação do governo municipal costuma ser a mesma: “os eventos movimentam a economia local”. Mas não há demonstrações claras disso na forma de estudos e divulgação de dados para a imprensa ou para a população.
Já na área da Educação, que também diz respeito diretamente às crianças, a prefeitura iniciou a entrega de novos uniformes escolares para alunos da rede municipal de ensino com atraso: somente em setembro, mais para o fim do ano do que para o início. Na ocasião, a Secretaria de Educação e Cultura falou em “questões jurídicas” para explicar a demora.
E no mesmo mês, mães e responsáveis voltaram a reclamar dos uniformes, desta vez para denunciar uma possível entrega desigual, com alguns colégios recebendo os kits muito antes de outros.
A reportagem tentou entrar em contato com Fábio Rocha, secretário municipal de Eventos, mas não obteve sucesso.