Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/jornalatual.com.br/wp-includes/functions.php on line 6114
Itaguaí faz programação por causa do Dia da Consciência Negra

CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Itaguaí recebe programação em alusão ao Dia da Consciência Negra

O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde oferece programação gratuita que inclui teatro, roda de capoeira, oficinas e muito mais

Por causa do Dia da Consciência Negra, o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, promove uma programação gratuita no Shopping Pátio Mix, em Itaguaí. Entre os dias 16 e 24 de novembro, a comunidade poderá participar de atividades como apresentações teatrais, rodas de capoeira, oficinas de tranças, turbantes, dança e muito mais.

O Dia da Consciência Negra é uma data importante que não fica de fora da programação do shopping em Itaguaí.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é uma data de reflexão sobre a luta e resistência do povo negro no Brasil, visando a conscientização sobre o racismo estrutural ainda presente na sociedade. Neste ano, a programação do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, em parceria com o Coletivo Aquilombar, oferece um espaço para celebração e valorização da cultura afro-brasileira, com atrações para todas as idades e promovendo o reconhecimento das heranças culturais africanas no país”, ressalta a coordenadora do Coletivo Aquilombar, Thamyres Dutra.

As atividades são abertas ao público e não é necessário inscrição prévia. O Shopping PátioMix fica na Rodovia Rio x Santos, SN, Itaguaí.

Confira a programação

Sábado, 16 de novembro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

15h – Oficina de tranças com Instituto Linnus

Domingo, 17 de novembro

15h – Oficina com instrumentos de samba com Mestre Fael

17h – Oficina de dança

Quarta-feira, 20 de novembro

15h – Roda de Capoeira com Mestre Décio

15h – Lançamento do Livro “Os Cabelos de Gabrieli”, da autora Aline Lourenço

16h – Oficina de Trança com  Instituto Linnus

16h – Espetáculo teatral “Memórias Malcriadas” com a Cia Casa Verde (Direção: Alexandre Damascena)

17h – Oficina de desenho “Afro Anime”

17h – Roda de Carimbó e Coral com Sambas de Roda da Melhor Idade de Seropédica

Sábado, 23 de novembro

15h – Vivência da língua iorubá no Centro de Memória (Shopping PátioMix) e no no Quilombo da Marambaia, em Mangaratiba, simultâneamente

17h – Oficina de dança

Domingo, 24 de novembro

17h – Oficina de dança

Sobre o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde

Depois de celebrar os imigrantes japoneses, com exposição e oficinas temáticas gratuitas, o Centro de Memória está com a exposição “A Presença dos Africanos na Costa Verde” em cartaz. A mostra é dedicada a homenagear os quatro quilombos da Costa Verde: Marambaia, Santa Justina/ Santa Izabel, Campinho da Independência e Santa Rita do Bracuí.

De setembro a dezembro deste ano, os visitantes terão a oportunidade de participar de uma série de atividades que exploram as tradições e a cultura afro-brasileira. Entre os temas abordados, destacam-se o jongo, contação de histórias, idioma iorubá, imersão de saberes iorubá, brinquedos e brincadeiras tradicionais, além de teatro experimental afro. Cada uma dessas atividades é conduzida por especialistas no respectivo campo, garantindo uma imersão completa e enriquecedora aos participantes.

Leia mais: Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde é inaugurado em Itaguaí

A programação, que tem parceria com o Coletivo Aquilombar Itaguaí, conta com oficinas e workshops temáticos que abordam a arte, cultura e saberes afrocentrados. “A curadoria reflete o compromisso com a preservação e promoção da cultura afro-brasileira, buscando proporcionar uma experiência educativa e transformadora para todos. A exposição é um espaço de aprendizado com práticas de diversidade étnico-racial, baseadas na Lei 10.639/2003, além da troca de experiências e fortalecimento de saberes ancestrais de origem africana”, explicou Horlan Gentil, que é responsável pela Direção Criativa e Curadoria Geral do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde.

A exposição “A Presença dos Africanos na Costa Verde” é gratuita e é possível visitá-la de terça-feira a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 15h às 21h, no Shopping PátioMix.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com