Itaguaí: EcoRioMinas retira postes do Arco Metropolitano, diz jornal

A EcoRioMinas, responsável pela gestão do Arco Metropolitano (BR-493/RJ), tem retirado o que restou dos postes de iluminação com sistema de alimentação por energia solar e lâmpadas de Led – cujo gasto até 2014, ano da inauguração, chegou a R$ 97,7 milhões (cerca de R$ 160 milhões em valores atuais). As informações são do jornal Extra.

Os postes com bateria para armazenamento de energia solar, que já foram uma marca do Arco Metropolitano, estão cada vez mais escassos (Divulgação/Dnit)

À publicação, a EcoRioMinas – que assumiu a gestão dos 70 quilômetros da rodovia que liga Duque de Caxias a Itaguaí – alega que as peças já não funcionavam em maio do ano passado, quando teve início o período de 30 anos de concessão. Para evitar riscos para os usuários da via, a companhia optou por retirar todos os 4.310 postes de aço, até porque a maioria se encontrava no chão, por conta de ações de criminosos, que furtam as baterias para armazenamento de energia solar.

Com os roubos e as retiradas, o resultado é uma rodovia totalmente às escuras. À reportagem, no entanto, a EcoRioMinas não deu um prazo para substituir os postes – e nem o que pretende fazer com eles.

Segundo o Extra – que consultou o contrato entre a EcoRioMinas e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que faz a regulação de estradas federais – o limite para conclusão da troca do sistema de iluminação é o quinto ano de concessão. Ou seja, 2027.

Ainda de acordo com a publicação, há iluminação nova somente nas proximidades da praça de pedágio, na altura de Itaguaí. A expectativa dos moradores das áreas cortadas pelo arco é que a cobrança da tarifa – prevista para setembro deste ano – acelere a substituição dos postes antigos.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com