Itaguaí começa entrega de novos uniformes escolares com atraso
A prefeitura de Itaguaí comunicou que deu início, na segunda-feira (5), à distribuição de novos uniformes para alunos da rede municipal de ensino. Em comunicado, a Secretaria Municipal de Educação fala em “questões jurídicas” para justificar a demora entrega do kit – que inclui blusa, short, bermuda, sapato, casaco e mochila – em setembro, uma vez que o início das aulas integralmente presenciais, por conta da pandemia de Covid-19, ocorreu em fevereiro. O ATUAL entrou em contato com a secretaria a fim de esclarecer quais seriam tais pendências, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
Esta, de fato, é uma segunda entrega de uniformes que a prefeitura faz aos mais de 20 mil estudantes das escolas municipais de Itaguaí em 2022. Segundo explicação do prefeito Ruben Vieira (Podemos) em um vídeo publicado na sua página pessoal no Facebook, no mês de março, houve distribuição de mais de 20 mil itens, entre blusas, shorts e afins. Os itens ficaram estocados em sacos pretos por cerca de 10 anos em um depósito da prefeitura, onde funcionava uma casa de costura.
Também de acordo com Vieira no vídeo, a confecção e o armazenamento das vestimentas aconteceram em gestões municipais anteriores. O prefeito alegou que o atraso foi consequência de uma “herança de governos passados”, mas não esclareceu às claras quais seriam as “questões jurídicas”.
LAVAGEM E DESINFECÇÃO
Já na nota da Secretaria de Educação, a secretária Nilce Ramos cita os procedimentos aos quais submeteu os uniformes antes da entrega em março: “Fizemos a lavagem e desinfecção de todo material para entregar aos nossos alunos”.
Na manifestação, Nilce Ramos diz também o seguinte: “Na época, verificamos que a grade não atendia a todos. Também constatamos que a entrega desses uniformes não significava a unificação e identificação da rede”. Nesse trecho, porém, não fica claro o que a secretária quer dizer com “unificação e identificação da rede”. Talvez alunos de uma mesma escola ou da própria rede municipal com uniformes diferentes.
Ainda no texto, a secretária lembra que o órgão fará a distribuição dos novos kits de maneira gradativa, devido às maiores distâncias de algumas das 62 escolas da rede municipal.