Itaguaí: Ciep 498 ganha sete canteiros e a plantação de 1.100 mudas de hortaliças
Nesta terça-feira (29), o Ciep 498 – Irmã Dulce, em Itaguaí, ganhou uma horta com 1.100 mudas de hortaliças. Estudantes, professores, funcionários da unidade e um voluntário da comunidade fizeram o plantio da horta.
A iniciativa faz parte da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no contexto do Projeto ECO – Projeto Escola Criativa e de Oportunidades.
No local, foram construídos sete canteiros com 10 metros de comprimento – totalizando 70 metros quadrados – que receberam 1.100 mudas de hortaliças variadas, dentre elas: alface, mostarda, couve, rúcula, salsa, cebolinha, coentro, manjericão, almeirão, bertalha, espinafre e beterraba.
A diretora-Geral Paula Oliveira e do professor Mário Pinheiro acompanharam o processo entusiasmados. Quem também gostou da ideia foi o senhor Jorge, que atuava como voluntário na escola e, agora, será o responsável – com o auxílio dos alunos – pela manutenção da horta.
“Estamos muito felizes com a plantação. Nossa horta está plantada, viva e será utilizada para o fortalecimento da alimentação escolar e o projeto será multiplicado para outras famílias, pois somos Escola ECO, somos Escola Empreendedora”, disse a diretora.
O secretário de Educação, Alexandre Valle, ressaltou a importância da chegada do Projeto Eco para o município de Itaguaí: “A Eco é uma realidade para os estudantes do Ciep 498. Agora, eles poderão desfrutar desse projeto que chega para somar e agregar ainda mais no ensino desses jovens. Nosso trabalho não vai parar por aqui, pois esse é o primeiro de muitos projetos que Itaguaí receberá”, falou o secretário.