DESTAQUEItaguaíPolítica

Itaguaí: Câmara nega complô de vereadores contra prefeito, mas jornalista insiste

Berenice Seara é uma conhecida jornalista que durante anos manteve uma coluna no Jornal Extra, da capital. Desde novembro de 2023, porém, ela assina coluna em outras paragens, como por exemplo no site noticioso Tempo Real. Pois na segunda-feira (6) a notícia que Berenice publicou foi bombástica. Segundo a coluna, vereadores de Itaguaí, liderados pelo Presidente Haroldo Jesus (PV) e pelo Primeiro Secretário, Fabinho (Fabio Luis da Silva Rocha, PL) ameaçam o prefeito Rubem Vieira com a instalação de comissões processantes que poderiam lhe custar o mandato.

O link da publicação é: https://temporealrj.com/camara-de-itaguai-ameaca-abrir-seis-processos-contra-o-prefeito-rubao/ .

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Berenice disse na coluna que os vereadores estariam incomodados com o fato de que pessoas com cargos no governo – mais especificamente Nilce Ramos (secretária de Educação), Micheli Sobral (de Assistência Social), Carlos Zoia (de Saúde) e Karine Brandão (sub de Assistência Social) eram as apostas do prefeito para ocuparem as vagas da Câmara.

Porém, mais cedo, nesta terça-feira (7) – por volta 8h19 da manhã – o Presidente Haroldo disse com exclusividade ao ATUAL o seguinte sobre a notícia divulgada por Berenice: “não procede”.

Ainda nesta terça, às 21h54, a Câmara publicou na página oficial do Facebook a seguinte nota:

A Câmara Municipal de Itaguaí recebeu com surpresa a notícia publicada na coluna da jornalista Berenice Seara na tarde da última segunda-feira sobre a suposta intenção do legislativo em abrir seis comissões processantes que poderiam custar o mandato do Prefeito Rubem Viera de Souza (Rubão). Inicialmente, causa estranheza o fato de uma profissional de larga experiência no jornalismo publicar tal notícia sem checar a veracidade da informação passada pela sua fonte, às portas do período eleitoral, junto à Câmara Municipal”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nota prossegue: “Prova da falta de apuração, que a notícia afirmava que a sessão desta terça-feira prometia ser quente, mas a próxima sessão ordinária ocorrerá na quinta-feira (9)”.

E finaliza da seguinte forma: “Por fim, cabe esclarecer que o Poder Legislativo vem cumprindo fielmente sua missão constitucional de fiscalizar os atos do Poder Executivo e, no decorrer dos trabalhos parlamentares, não foram encontradas irregularidades que dêem causa à instalação de nenhuma comissão processante, como ventilada na nota da jornalista”.

De qualquer maneira, a sessão de próxima quinta-feira (9) não vai deixar de ser cercada de expectativa, pelo menos para que se possa ter vislumbres maiores da possível origem da publicação de Berenice.

JORNALISTA INSISTE

A coluna de Berenice Seara, porém, insiste com o assunto e publicou nesta terça-feira (7), às 18h18, nova nota em que reafirma a anterior (https://temporealrj.com/treta-em-itaguai-com-presidente-retido-pelas-cheias-no-sul-camara-so-tera-sessao-na-quinta/).

Nesta nova publicação, o texto diz que o prefeito ganhou tempo porque o Presidente Haroldo estaria no Rio Grande do Sul retido pelas enchentes e que seu retorno vai acontecer daqui a dois dias, justamente no dia de mais uma sessão legislativa.

O site repete que os vereadores não se sentem prestigiados e cita até os motivos para a abertura das comissões processantes: contratação de escritórios de advocacia sem licitação e falta de publicação dos balanços financeiros da prefeitura no Portal da Transparência desde setembro do ano passado. O real motivo, porém, segundo Berenice, é eleitoral.

O desmentido oficial da Câmara aconteceu em horário posterior à segunda publicação da coluna de Berenice Seara.

O ATUAL entrou em contato com Berenice Seara, que, no entanto, não respondeu à reportagem até o momento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
/* */