Itaguaí: Bolsonaro reúne centenas em comício no Centro
Ao lado do pré-candidato a prefeito do PL, Alexandre Valle; e do senador Flávio Bolsonaro, ex-presidente fez críticas ao presidente Lula
O trecho da Avenida Curvelo Cavalcanti – no Centro de Itaguaí – entre o Posto Vanilda e o restaurante Nova Bréscia se encheu de pessoas com camisas verde e amarelas para saudar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que visitou a cidade e fez um breve discurso por volta das 14h desta sexta-feira (19).
Famílias inteiras, populares, entusiastas e partidários do ex-presidente o saudaram com entusiasmo. Havia forte esquema de segurança, com equipe contratada e com viaturas da Polícia Militar. Dois caminhões de som acompanharam a comitiva, que veio de Campo Grande, bairro da capital, e que seguiu para Angra dos Reis para um evento nos mesmos moldes.
As visitas de Bolsonaro a bairros da capital e cidades do Rio de Janeiro faz parte de uma estratégia do PL de reforçar os seus redutos eleitorais a fim de obter vitória nos pleitos do Legislativo e Executivo dos governos municipais. Em Itaguaí, Valle – que tenta pela terceira vez eleger-se prefeito – é o candidato apoiado pelos Bolsonaro.
O trânsito ficou confuso perto do local até mais ou menos 15h, quando as centenas de pessoas já haviam se dispersado, embora a interdição da Curvelo Cavalcanti tenha demorado um pouco mais até que todos tivessem ido embora.
No seu discurso, Bolsonaro atacou o governo do presidente Lula e disse que o seu mandato foi mais eficiente do que o do petista até o momento. Já Alexandre Valle reforçou os valores do bolsonarismo e disse durante sua breve fala que “Itaguaí é uma cidade conservadora”.
O evento teve como um dos objetivos deixar claro que Bolsonaro apoia o ex-secretário municipal e ex-secretário estadual de Educação na eleição para prefeito de Itaguaí. Coube a Flávio Bolsonaro não deixar dúvidas quanto a isso: “Veja o tamanho da sua responsabilidade, Alexandre Valle”, disse o senador, apontando para a multidão abaixo do caminhão tipo trio elétrico, de onde eles se dirigiram para os que foram lá vê-los.
Em meio à comitiva e apoiadores, no círculo mais restrito e próximo ao trio elétrico – embora sem acesso ao topo do veículo, de onde discursaram os Bolsonaro e Valle – a reportagem viu Saulo Farias (que já foi secretário municipal e candidato a vice-prefeito) e Jailson Barboza (ex-vereador e ex-secretário de Agricultura e Pesca de Itaguaí).
Ao final do evento, Alexandre Valle era todo agitação, cumprimentando efusivo várias pessoas e ajudando a organizar a saída de Bolsonaro, que, claro, teve muita confusão por causa do mar de cumprimentos que se estendiam na direção do ex-presidente. Bolsonaro, que estava com colete à prova de balas por baixo da camisa, decidiu sair do local do evento em carro aberto, da mesma maneira que chegou, ao som de um jingle que menciona uma desejada volta à presidência do Brasil.