Itaguaí: após reportagem do ATUAL sobre falta d’água, Agenersa fiscaliza ruas
Depois que o ATUAL entrevistou moradores de Itaguaí sobre problemas recorrentes com o abastecimento de água em alguns bairros, a Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro), que fiscaliza o serviço da Rio+Saneamento no município, esteve nos endereços citados na reportagem, na segunda-feira (29). O objetivo era cobrar respostas da empresa. Relembre a matéria abaixo:
Após as visitas, a Agenersa divulgou que a Rio+Saneamento informou que a rede em Coroa Grande passa por um processo de substituição de tubulações em algumas ruas. A principal reclamação dos moradores era uma falta constante de água e/ou pressão fraca que não permite a água chegar em residências localizadas em lugares mais altos.
Outra crítica a respeito do serviço da concessionária é em relação à qualidade da água, que muitas vezes sai da torneira com uma coloração barrenta. Sobre esse ponto, a companhia garantiu à agência reguladora que vai instalar um filtro, o que tende a diminuir a carga de matéria orgânica, além de reduzir a obstrução na rede.
LEIA MAIS
Para diferentes gerações e religiões: Festa de São Benedito em Itaguaí chega à 42ª edição
Já na região de Itinguçu, a Rio+ promete instalar equipamentos a fim de melhorar a eficiência da distribuição da água às residências e evitar falhas que comprometam o fornecimento.
A Agenersa afirma que as “medidas visam atender aos moradores dos bairros de Coroa Grande, Vila Geni e Itimirim”. No entanto, não menciona Somel, bairro onde mora um dos entrevistados na matéria. A agência encerra assegurando que “segue acompanhando o trabalho da concessionária até que os reparos sejam concluídos”.