Itaguaí: alunos de mecânica formam nova turma de Jovem Aprendiz do Porto Sudeste

Uma nova turma de Jovem Aprendiz chegou no Porto Sudeste e, em um movimento pioneiro, todos foram direcionados para atuar nas áreas operacionais do terminal. Todos são estudantes do curso técnico em Mecânica do SENAI, fruto de uma parceria entre as duas empresas que faz parte dos esforços do terminal portuário para profissionalizar a mão de obra local.

“O profissional técnico em mecânica é fundamental para assegurar a eficiência operacional e a segurança dos equipamentos de qualquer negócio industrial. Estamos muito contentes em poder receber essa nova turma e apresentar o nosso dia a dia”, comemora Paula Santoro, coordenadora de educação e diversidade do Porto Sudeste.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qualificação e emprego são dois grandes desafios da sociedade. Atualmente, o desemprego entre jovens de 18 a 24 anos é mais de duas vezes superior à média nacional. O programa Jovem Aprendiz do Porto Sudeste tem como objetivo facilitar o ingresso dos jovens no mercado de trabalho por meio de qualificação profissional teórica e prática, e contribuir para a inclusão social e o desenvolvimento da mão de obra local.

“Nosso programa visa não só o desenvolvimento técnico, como também o comportamental por meio de treinamentos como postura profissional, comunicação e proatividade. Além disso, preparamos os profissionais que acompanham o dia a dia dos aprendizes para atuarem como tutores, realizar avaliação de desempenho e dar feedbacks, de forma a apoiar na evolução profissional dos jovens”, explica Paula.

A nova turma de Jovem Aprendiz é composta por 25 alunos, sendo 20 mulheres. Nos últimos anos, as áreas tradicionalmente consideradas masculinas têm despertado cada vez mais interesse das mulheres, que estão ocupando cada vez mais lugares.

Pamela Nascimento, aluna do curso, conta que sempre teve curiosidade em trabalhar com mecânica e encontrou na vaga de Jovem Aprendiz uma forma de ingressar na área. “Estou gostando muito do curso, quero cada vez mais me desenvolver profissionalmente no mercado de trabalho e expandir meus conhecimentos. Com essa experiência, me encantei com o trabalho marítimo. Para o futuro, penso em seguir no setor portuário mesmo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem também está aproveitando a oportunidade é Karine Trindade. O objetivo da jovem aprendiz é se encontrar profissionalmente na área da operação. “Estou gostando muito, é uma chance única de crescimento profissional. O Porto Sudeste é um local que te faz sentir-se abraçado e acolhido. Nele eu aprendi que nossa saúde e segurança vem antes do lucro e a preocupação com o meio ambiente é muito frisada em todos os âmbitos”. 

AGENDA 2030

As ações do Porto Sudeste estão alinhadas à Agenda 2030, sendo todas as ações e metas definidas de acordo com os ODS estabelecidos pela ONU. A contratação de um número maior de mulheres busca promover a igualdade de gênero, contribuindo para o alcance do ODS 5. A empresa é engajada no movimento, implementando projetos e soluções que contribuem, cada vez mais, para uma sociedade mais justa e igualitária no presente e no futuro.

Redação

O Jornal Atual atua desde 2001 nas cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, bem como em parte da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, abordando o cotidiano da região e prestando serviço à comunidade da qual está inserida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
/* */