Itaguaí: alunos de escolas municipais se apresentam em mostra cultural
Alunos de escolas da rede municipal de ensino de Itaguaí participam nessa quarta-feira (30) de uma mostra cultural. Os estudantes – do ensino fundamental, entre 10 e 15 anos – vão apresentar trabalhos artísticos a partir de oficinas gratuitas das quais participaram ao longo do ano por meio do Ativação Cultural Itaguaí – programa que tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento – que será restrito aos próprios estudantes e aos respectivos responsáveis – também faz parte do projeto.
O Ativação Cultural Itaguaí – que promove tais atividades no contraturno, a fim de preservar os conteúdos programáticos – divide as oficinas nos colégios em eixos de linguagens artísticas. Por exemplo, artes circenses, teatro, artesanato, música, resgate de memória e audiovisual. Nessa quarta, as apresentações acontecem nos Cieps Municipalizados 497 Professora Sílvia Tupinambá, no Engenho, e 496 Maestro Francisco Mignone, no Monte Serrat.
No primeiro, haverá apresentação da peça teatral “Família Tomatinni e Coentro”. Já no segundo, a atração será a exibição do curta-metragem “Além do Fígado – Sabor do Amor”.
No último dia 18, outras escolas já haviam recebido a mostra, com outras expressões artísticas, como música, com a criação de uma banda (fanfarra) para tocar músicas populares; e artesanato, para ensinar técnicas de bordado, costura e outras habilidades em bases têxteis.
DOCUMENTÁRIO
Além do curta no Ciep Municipalizado 496 Maestro Francisco Mignone, outro trabalho audiovisual nasceu no Ativação Cultural Itaguaí 2022. A partir de entrevistas com os 10 moradores mais emblemáticos da região do bairro de Mazomba, alunos da Escola Municipal Alziro Santiago criaram o documentário “Mazomba: Conhecendo para Preservar”.
Alessandra Reis, produtora e idealizadora do Ativação Cultural Itaguaí, explica os benefícios do projeto para os estudantes: “Eles participam ativamente de toda preparação. Escrevem os roteiros, confeccionam figurinos, gravam, aprendem a tocar instrumentos, fazem malabares, truques de mágica, compõem música, se equilibram em pernas de pau e muito mais”.