Instagram e Whatsapp são ferramentas favoritas de microempreendedores no RJ
Um levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apontou que o Instagram e o Whatsapp são as ferramentas preferidas dos microempreendedores fluminenses que querem marcar presença na Internet. Dentre as redes sociais disponíveis, aquela que tem uma câmera fotográfica como ícone é a que reúne mais perfis de pequenos negócios no Estado: 95%.
Em seguida, aparecem Facebook (61%), site próprio da empresa em substituição a páginas em redes sociais (28%), LinkedIn (14%), YouTube (9%) e Twitter (6%).
Raquel Abrantes, gerente de Inovação e Soluções do Sebrae Rio, salienta que aderir à tecnologia é o melhor caminho atualmente: “Percebemos que os empreendedores que se adaptaram às novas diretrizes conseguiram se posicionar de forma favorável e enxergaram os desafios como oportunidades”.
LEIA MAIS
Programa gratuito de capacitação para mulheres abre inscrições no RJ
Já dentre os que trabalham diretamente com venda online, o Whatsapp é a ferramenta preferida, com 70% de adeptos dos pequenos comerciantes do RJ. A lista continua com redes sociais em geral (40%), site próprio (15%) e marketplace (13%).
A preferência pelo popular “Zap”, entretanto, pode estar ameaçada: “Não podemos esquecer do queridinho do momento, o TikTok For Business, que vem avançando e surpreendendo com a modalidade, com um posicionamento cheio de informações e possibilidades de negócios”, complementa Raquel, referindo-se à plataforma para anunciantes lançada pela rede social chinesa TikTok em 2020.